Informações sobre aumento da cota de exames laboratoriais são, mais uma vez, cobradas por vereador

por Comunicação Legislativa — publicado 01/09/2023 11h20, última modificação 01/09/2023 11h20
Requerimento foi enviado ao Executivo após aprovação dos demais vereadores

O quantitativo de exames laboratoriais disponibilizados para a população entrerriana foi novamente pauta de requerimento enviado ao Executivo. O vereador Rodrigo de Paula (Rodrigo do Tico), através do Requerimento nº 88/2023, solicitou informações acerca do que ficou definido pela Secretaria Municipal de Saúde após as conversas realizadas para aumentar o quantitativo de Exames laboratoriais eletivos que são disponibilizados pelo Município. Tais exames são solicitados por médicos na rede pública de saúde e são autorizados pela Secretaria Municipal de Saúde. O documento foi votado na Reunião Ordinária realizada no dia 01 de agosto, na Câmara Municipal de Entre Rios de Minas, e aprovado pelo Plenário.

Além do requerimento, desde o início do ano, os vereadores já abordaram o assunto por diversas vezes a fim de que a cota seja aumentada. As cobranças foram abordadas em Reuniões Ordinárias e formalizadas através de indicações enviadas ao Executivo, como as indicações de nº 150 e 178/2023. Ademais, no mês de abril, a Câmara realizou um repasse ao Executivo Municipal no valor de R$ 50.000,00 provenientes das economias realizadas pelo Legislativo Municipal, com a indicação de que o valor fosse utilizado na ampliação da oferta desses exames laboratoriais.

Em resposta ao Requerimento enviado por Rodrigo, o Prefeito Municipal informou que o município tem disponibilizado mensalmente cerca de R$ 23.700,00 (vinte e três mil e setecentos reais) para custeio de exames laboratoriais e que até julho de 2023 foram autorizados 35.977 exames. No ofício, o Chefe do Executivo ainda informou que o Município enfrenta uma alta procura dos pacientes e que tem trabalhado para sanear as despesas da saúde pública, e assim ter condições de realocar recursos em favor da atenção primária à saúde.