Córrego do Batata: situação precária torna-se motivo de indignação de moradores e vereadores

por Comunicação Legislativa — publicado 23/09/2022 09h30, última modificação 23/09/2022 09h27
Esgoto despejado em seu curso e manilhas quebradas são alguns dos problemas. Vereadores relatam incessantes pedidos à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura.

A atual situação do Córrego do Batata, cujo leito perpassa alguns bairros de Entre Rios de Minas e segue seu curso até desaguar no Rio Brumado, vem sendo uma motivo frequente de preocupação dos vereadores do Município. Os parlamentares cobram uma intervenção ao Executivo desde a legislatura passada, sendo um pedido recorrente nesta legislatura desde o início de 2021. Além do dano ambiental, os moradores que residem nas margens do córrego estão expostos ao mau-cheiro, ao acúmulo de lixo e à proliferação de doenças.

Em janeiro de 2021, por meio do Requerimento nº 09/2021 de autoria do vereador Rodrigo de Paula Santos Silva, o Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, Alexandre Resende de Souza, foi convocado para comparecer em Reunião Ordinária a fim de esclarecer as ações do Executivo acerca do Córrego do Batata.

Em cumprimento à convocação, no dia 02 de fevereiro de 2021, Alexandre informou que o projeto estava em fase licitatória e que as obras deveriam começar em meados de fevereiro ou, no mais tardar, em março. “Essa obra se encontra em fase de licitação. Acredito que até março, ou até mesmo em fevereiro já tenha licitado e de imediato a empresa estará atuando”, destacou Alexandre.

No entanto, a intervenção citada em Reunião não foi efetivada e a situação se agravou ainda mais. Diversos requerimentos e indicações foram enviadas pela Casa Legislativa ao Executivo: Requerimento nº 89/2021; Indicação nº 94/2021; Requerimento nº 13/2022, Indicações nº 82, 209 e 272/2022. Todos questionando as providências a serem tomadas e, até mesmo com sugestões de ações, mas todos sem resposta.

Na última reunião ordinária, o assunto voltou à tona por meio da manifestação do vereador Joãozinho Cricri e da apresentação de nova indicação pelo vereador Juquinha do Táxi. Os vereadores Roni Enfermeiro e Levi da Costa Campos inclusive reforçaram que toda a Câmara vem se empenhando pela intervenção do Município no local, buscando uma solução definitiva para o problema, livrando os moradores do mal estar causado pelo esgoto sendo lançado no curso d'água.

Os vereadores se solidarizam com os moradores da região e reafirmam o compromisso em buscar melhorias para a população.