Vereadores solicitam providências quanto às pontes que desabaram em decorrência das chuvas

por Comunicação Legislativa — publicado 26/12/2022 00h00, última modificação 10/01/2023 13h04
Os vereadores de Entre Rios de Minas visitaram, na última sexta-feira (23), a região dos Faleiros, Montijo e Brumadinho, averiguando os locais onde pontes foram arrastadas por uma forte correnteza ocasionada pelas fortes chuvas que atingiram a região do Rio Brumado e seus afluentes na noite de quinta-feira (22).

O vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Levi da Costa Campos e o presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos Municipais, Rivael Nunes Machado, verificaram in loco os problemas e se comprometeram, junto aos demais vereadores, a repassar um relatório à Defesa Civil e acionar o Executivo Municipal para a tomada de providências como a reconstrução imediata dos equipamentos, a implantação de cabos de aços nas pontes que não foram impactadas e a garantia do acesso para a passagem de veículos aos moradores das comunidades afetadas.

A forte tromba d'água impactou na ponte sobre a Cachoeira dos Faleiros, derrubando toda a estrutura de sustentação e a prancha, que foi levada pela correnteza. Também foram derrubadas as pontes localizadas nas propriedades dos Srs. Vicente Coelho e Dico Coelho, uma delas tendo a sua estrutura segurada por uma moita de bambu. Outras pequenas pontes também ficaram impactadas dentro de propriedades particulares.

Durante a visita, os vereadores encontraram uma equipe do Departamento de Estradas Vicinais da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, reforçando a base da ponte localizada na propriedade do Sr. Brás, no Montijo, por onde a Prefeitura planeja um trajeto alternativo para a passagem de veículos enquanto não for dada a solução definitiva para a ponte dos Faleiros. O local recebeu a intervenção da patrol, com aplicação da escória, no entanto, os vereadores entendem que o alto grau de inclinação do morro das proximidades pode trazer dificuldades a quem trafega pela região quando da ocasião das chuvas, motivo pelo qual pleitearam novas intervenções pelo local.

Outra ponte verificada foi a da Cachoeirinha, no Brumadinho, a qual encontra-se sustentada por cabos de aço e cuja base de sustentação da estrutura encontra-se em estado de desmoronamento em um dos lados. Os responsáveis pela infraestrutura do Município se comprometeram pela reconstrução dos arrimos utilizando de pedras para reforçar as bases de sustentação evitando novos desabamentos. Uma ponte no Brumadinho sobre o Rio São José também despertou a atenção dos vereadores em decorrência de trincas em sua base de concreto.

Visita à Vargem do Engenho
Na manhã desta segunda-feira (26), o vereador João Gonçalves de Resende (Joãozinho Cricri) chamou a atenção para a ponte localizada no acesso do bairro Vargem do Engenho, entre a Rua Jeceaba e Amador de Souza Leão, a qual encontra-se com a base de apoio em estado de desmoronamento, necessitando de reparo urgente antes que venha a desabar por completo. O local já vem sendo alvo de reclamações recorrentes da parte dos cidadãos que questionam ainda o lançamento de esgoto nas proximidades.