Vereadores cobram recomposição salarial para os servidores do Município

por Júlia Resende, estagiária sob orientação do jornalista Eduardo Maia — publicado 10/03/2023 15h30, última modificação 10/03/2023 15h32
Parlamentares pleiteiam revisão do Plano de Cargos e Salários, assegurando uma carreira digna e possibilitando a menor rotatividade nos setores do Executivo Municipal
Vereadores cobram recomposição salarial para os servidores do Município

Foto: Canva

A revisão dos salários do funcionalismo público têm sido alvo de diversas cobranças dos vereadores. Na Reunião Ordinária realizada na Câmara Municipal na última terça-feira (28),  o tema veio à tona com a votação do Projeto de Resolução nº 02/2023, que dispõe sobre a recomposição salarial dos servidores da Câmara. A demanda, além de já ter sido citada em reuniões anteriores, já foi formalizada através de indicações (Indicação nº 112/2023; entre outras) e  requerimentos (Requerimento nº 57/2022; entre outros), mas não foi atendida pelo Executivo Municipal. 

O vereador João Gonçalves (Joãozinho Cricri) reforçou: "Os motoristas que abandonaram nosso Município foram procurar serviço longe da terra deles para ter condições de tratar da família. Eles trabalharam aqui por mais de oito anos, alguns há mais de 12 anos, desde o último concurso que teve no município. Os doentes não querem andar nos nossos carros mais, estão com medo".

Por sua vez, Thiago Itamar (Ted) destacou a importância de um projeto como o feito pela Câmara para que não haja perda inflacionária. "O problema do Município virou uma bola de neve, porque lá atrás em todo ano teve prefeitos que não deram o mínimo, que era a recomposição. Então hoje, se o prefeito mandar um projeto aqui pra gente de 15% de aumento, não tá nem recompondo o que o funcionário perdeu lá atrás, ele não tem ganho real", afirmou. 

Já o vereador Franklin William citou, novamente, a necessidade da revisão do plano de cargos e salários: "Fazer um pedido ao Executivo para que se faça um estudo do plano de cargos e salários. É algo que essa Câmara tem cobrado e é algo que se faz necessário, porque o último plano de cargos foi aprovado no 2º mandato do Prefeito Marinho e nós vamos para mais de 12 anos de defasagem". 

Rivael Nunes concordou com o que foi dito pelos nobres colegas e Rodrigo de Paula lembrou sobre o medidor de desempenho dos funcionários: "Além da recomposição salarial que é direito deles, a gente precisa cobrar também o medidor de desempenho de cada funcionário da Prefeitura. Quando a gente cobra a questão de igualdade, a gente tem que pensar também no esforço que cada um faz e às vezes não é reconhecido, mas também naqueles que não tem merecimento de ocupar um cargo público". 

Por fim, Levi da Costa Campos lembrou sobre a importância dos exames admissionais, periódicos e demissionais desses funcionários estarem em dia, sendo esta uma obrigação do Executivo Municipal. 

As cobranças dos vereadores serão formalizadas através de ofícios encaminhados ao Prefeito.