Vereadores cobram medidas do Executivo para manutenção e conservação das estradas rurais

por Comunicação Legislativa — publicado 04/02/2022 00h00, última modificação 04/02/2022 12h04
Discussão ocorreu na reunião ordinária de terça-feira, 1º de fevereiro.

Durante a reunião ordinária que abriu os trabalhos legislativos do ano de 2022, realizada no último dia 01 de fevereiro, os vereadores discutiram sobre a situação das estradas rurais do Município, haja vista a quantidade de solicitações por parte de produtores para garantia da trafegabilidade e do escoamento da produção nas mais diferentes comunidades rurais.

Os vereadores lembraram de algumas demandas relacionadas à quebra de pontes de travessia de veículos, estruturas para travessia de pessoas (pinguelas), bem como na necessidade de aplicação de insumos como cascalho ou escória em diversos trechos do Município.

Com as fortes chuvas que assolaram o estado de Minas Gerais durante o mês de janeiro, foram registrados diferentes problemas por parte de moradores ao saírem de suas casas para se dirigir à sede do Município, com episódios de patinação dos veículos e até mesmo impossibilidade de travessia em alguns trechos pela quebra das pontes.

Os vereadores mencionaram casos na Pedra Negra, no Montijo, na Acaiuaba, na Ponte Funda, bem como outros locais de dificuldade vivenciada pelos moradores da zona rural.

Assim sendo, foi solicitado ao Poder Executivo Municipal a observância ao projeto de lei para a aquisição de uma nova motoniveladora (patrol) e caminhões para a conservação e manutenção das estradas. A matéria foi apresentada à Câmara Municipal em 2021 e aguarda a solicitação de um novo orçamento para a contratação de financiamento, buscando uma menor taxa de juros.

Ademais, os vereadores também cobraram a aplicação do cascalho em diferentes pontos, reivindicação latente por parte de muitos produtores rurais que procuram dia e noite o empenho da Câmara Municipal. Por fim, lembraram da necessidade de planejamento para a atenção ao maior número de locais possíveis durante o período de seca, a fim de evitar a repetição de episódios no próximo período chuvoso.

Visita técnica

De modo a buscar uma solução definitiva para a conservação das estradas rurais, alguns vereadores integraram comitiva do Município de Entre Rios de Minas até a cidade de Bom Despacho (MG), nesta quinta-feira (03/02) para conhecerem um produto que está sendo utilizado para a impermeabilização das estradas rurais.

O insumo desenvolvido à base de óleos vegetais e componentes da própria estrada rural está sendo testado naquele município, com a expectativa de durabilidade de até 02 anos sem necessidade de manutenção. Durante a visita, será analisada a possibilidade de aplicação nas estradas de Entre Rios de Minas.

Participaram da visita os vereadores Thiago Itamar (Ted), Levi da Costa Campos, João Gonçalves de Resende (Joãozinho Cricri), Larissa Rodrigues Oliveira e Rodrigo de Paula dos Santos Silva (Rodrigo do Tico). Além dos vereadores, integram a comitiva o Sr. Prefeito José Walter, o Secretário de Obras Alexandre Resende e servidores do Poder Executivo Municipal que atuam no segmento.