Câmara autoriza repasse de recursos para associações de Entre Rios de Minas

por Lorena Sátiro publicado 15/03/2024 12h16, última modificação 15/03/2024 12h16
A Associação de Ciclismo, ACER, e o Coral Vozes de Entre Rios de Minas serão beneficiados com os recursos

A Câmara Municipal aprovou, durante a 3ª reunião ordinária, realizada no último dia 05, dois Projetos de Lei que autorizam a celebração de parceria entre a administração pública e Associações do Município. O primeiro projeto diz respeito ao repasse do valor de R$ 36.300,00 para a Associação Cultural Vozes de Entre Rios de Minas, enquanto o segundo autoriza a transferência de R$ 74.730,00 para a Associação de Ciclismo de Entre Rios de Minas. Ambas as matérias são de autoria do Executivo Municipal e foram aprovadas por unanimidade pelos vereadores. 

Durante a sessão, a vereadora Larissa Rodrigues Oliveira diz ser favorável aos projetos apresentados por acreditar muito no trabalho realizado pelas duas associações ao longo dos anos. Dessa forma, reitera ainda a sua torcida para que seja possível reajustar os valores nos próximos repasses. Por fim, parabenizou os trabalhos realizados pelas instituições e o compromisso no incentivo ao esporte e a cultura em no Município. 

O vereador José Resende Moura (Juquinha do Táxi) parabenizou o Executivo pelo compromisso cumprido e também ressaltou a importância dos trabalhos realizados pela ACER. O parlamentar afirma estar acompanhando de perto as atividades ao ar livre realizadas pela associação e diz ouvir muitos relatos positivos por parte dos participantes, os quais manifestam os benefícios trazidos pela atividade física, como, por exemplo, a diminuição no uso de medicamentos. 

O vereador Thiago Itamar (Ted) também ressaltou o compromisso do Prefeito Municipal, Ronivon Alves de Souza, em dar continuidade nos repasses às instituições do município. Relembrou também que o valor que será repassado é um pouco superior ao anterior, devido o aumento de atividades nos planos de trabalho apresentados. Ted também elogiou a organização das duas instituições a respeito da execução correta dos planos de trabalho e prestação de contas. Por fim, diz que é muito difícil uma Associação prosperar sem a ajuda do Poder Público.

O vereador Rodrigo de Paula (Rodrigo do Tico) também parabenizou as instituições. Aproveitou a oportunidade para pedir às pessoas que se envolvem no âmbito esportivo e cultural que se organizem e executem projetos para também conseguirem as subvenções repassadas pelo município. 

O vereador João Gonçalves (Joãozinho Cricri) parabenizou o trabalho e a responsabilidade dos membros das Associações e agradeceu por contribuírem com o avanço do esporte e da cultura no nosso município. 

O vereador Denis Andrade Diniz também parabenizou os trabalhos realizados e elogiou o apoio que a ACER está prestando aos atletas do município. Aproveitou a ocasião para parabenizar o empenho do Prefeito Roni em atender as demandas do esporte.

O vereador Rivael Nunes Machado saudou os membros e as atividades das instituições. Além disso, também parabenizou o Prefeito Municipal pela oportunidade de votar um Projeto benéfico para a população.

Por fim, o Presidente da Casa Legislativa, vereador Levi da Costa Campos também cumprimentou o Prefeito Municipal pela iniciativa e agradeceu a presença de todos os membros das associações na sessão.

Investimentos previstos no plano de trabalho 

No último dia 11, o Prefeito Municipal sancionou as leis que autorizam os repasses financeiros. A subvenção ao Coral recebeu o número 2.026/2024 e, de acordo com o plano de trabalho apresentado, o recurso recebido será utilizado para a contratação de profissionais do ramo musical para realizar a preparação vocal de seus integrantes para que possam participar de eventos musicais. 

A subvenção a ACER, por sua vez, se tornou Lei n° 2.027/2024 e os recursos serão utilizados na promoção de atividades relacionadas ao ciclismo, como competições, passeios e treinamentos físicos. Dentre as atividades citadas estão a realização do Pedal Rosa e da 2ª edição da Copa Vertentes de MTB. Além disso, também engloba o auxílio competições, um incentivo da associação aos atletas do município que irão participar de competições.