Vereadores aprovam projeto que denomina ruas do Residencial Dom Luciano Mendes de Almeida

por Comunicação Legislativa — publicado 25/02/2022 09h10, última modificação 04/03/2022 08h42
Projeto de lei foi apresentado por todos os parlamentares após pedido da associação com os nomes decididos em Assembleia

Os vereadores de Entre Rios de Minas aprovaram o Projeto de Lei nº 02/2022 que denomina as ruas do Residencial Dom Luciano Mendes de Almeida, que está sendo erguido pela Associação dos Moradores Sem Casa (Amsca). O residencial está em fase final de conclusão e já está recebendo moradores associados que adquiriram as unidades habitacionais com o apoio da Caixa Econômica Federal, por meio do programa Minha Casa Minha Vida. A matéria foi sancionada e recebeu o nº 1.923, de 03 de março de 2022.

Com a aprovação, foram denominadas 04 ruas. Os nomes dos logradouros A, B, D e E foram escolhidos pelos membros da própria entidade, em Assembleia Ordinária, de modo que se tornam nomenclaturas que geram afinidade com o interesse dos seus moradores. Nas nomenclaturas, foram designados nomes de grande simbolismo para os associados, como a Paz, Amizade e Esperança e o lema ‘Fé e Vida’ adotado por Dom Luciano Mendes de Almeida, grande incentivador dos movimentos de habitação e de justiça social.

A entidade também homenageia o Padre Antônio Eustáquio Barbosa, importante sacerdote que atuou em favor da caridade e das obras sociais. Nasceu em 12 de outubro de 1955, em Capela Nova, Minas Gerais. Filho de Amantino e Therezinha Gonçalves da Silva, era o segundo filho mais velho de nove irmãos. Foi ordenado padre em 29 de Julho de 1979 por Dom Oscar de Oliveira em cerimônia realizada na Matriz de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena. Como padre, atuou nas cidades de Entre Rios de Minas, Goiânia, Mariana, Ponte Nova, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Alto Rio Doce e Barbacena.

Padre Antônio Eustáquio Barbosa era um homem de fé. Tinha a alegria de celebrar a Eucaristia todos os dias, de rezar o terço e a liturgia das horas. Era um comunicador nato, incansável na pregação do evangelho. Zeloso com os trabalhos da Igreja, ele estava sempre pronto para orientar os fiéis, celebrar os sacramentos, visitar os doentes. Nunca perdeu a paz interior, em meio às agitações próprias da vida e soube fazer de sua vida um serviço amoroso ao povo que lhe foi confiado.

Residencial Dom Luciano Mendes de Almeida

O Residencial Dom Luciano Mendes de Almeida está sendo erguido no Bairro Castro, Município de Entre Rios de Minas, com 96 unidades habitacionais as quais serão destinadas a famílias de baixa renda cadastradas pela Amsca. A Câmara Municipal aprovou a Lei que permitiu a sua criação e também o aporte de recursos para a implantação do asfalto nas vias do Bairro, com a contrapartida por parte da associação. A expectativa é de que venha a estar completamente habitado ainda neste ano de 2022.