Vereadores requerem informações sobre andamento das obras de reforma da "Escolinha do Lápis"

por Júlia Resende, estagiária sob orientação do jornalista Eduardo Maia — publicado 10/03/2023 15h25, última modificação 11/03/2023 13h19
Tema foi tratado em Requerimento enviado ao Executivo, aprovado na 3º Reunião Ordinária
Vereadores requerem informações sobre andamento das obras de reforma da "Escolinha do Lápis"

Foto: Google Maps

Os vereadores Rivael Nunes Machado e Levi da Costa Campos solicitaram, através do Requerimento nº 12/2023, esclarecimentos sobre as obras de reforma do antigo prédio que abrigava o “Centro Municipal de Ensino Infantil Professora Maria da Glória Moraes Leão (Tia Naná)” - Escolinha do Lápis. Tal demanda surgiu da preocupação dos parlamentares com a preservação do patrimônio público, já que o prédio, situado na Avenida Dr. João Vaz, encontra-se fechado há quase um ano para reforma sem indícios de conclusão. O documento foi aprovado durante a Reunião Ordinária do último dia 07, terça-feira, e encaminhado ao Executivo, aguardando resposta. 

Além da preocupação com o patrimônio, Rivael destinou parte de sua Emenda Impositiva à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022 para a execução da reforma. Portanto, o requerimento também requer informação sobre a previsão de entrega da obra, por entender que o tempo de execução extenso pode privar a população de utilizar a infraestrutura que, por décadas, atendeu ao ensino público do Município. 

Pelo fato do prédio estar fechado, a Prefeitura inaugurou, em agosto de 2022, um novo espaço para o funcionamento da Escolinha, localizado na Rua Monsenhor Leão, nº 43, Centro. Cabe ressaltar que tal espaço era sede da Secretaria de Educação e passou por adaptações para receber as crianças e funcionários. Por sua vez, a Secretaria foi realocada para outra instalação alugada pelo Executivo. 

Foto da fachada do novo espaço que abriga a Escolinha do Lápis. Reprodução: Instagram Prefeitura Municipal