Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla: Câmara é sede de eventos promovidos pela APAE

por Julia Resende, estagiária sob orientação do jornalista Eduardo Maia — publicado 25/08/2022 11h59, última modificação 25/08/2022 11h59
O tema desta edição é “Superando barreiras para garantir a inclusão”

Na última segunda-feira (22),  foi aberta, na Câmara Municipal, a “Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”, a qual segue com programação até sexta-feira (26). A realização do evento é de responsabilidade da APAE de Entre Rios de Minas e conta com rodas de conversa, passeio com os alunos, participação na Tribuna Livre e feiras de artesanato. O tema foi definido pela Federação Nacional das APAEs e tem como objetivo levantar as mudanças e adaptações que a nossa sociedade deve fazer para garantir a inclusão da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.

No encontro de segunda-feira, a psicóloga e gestora Clarissa Gontijo iniciou a Roda de Conversa prestando homenagens à Teresa Cristina Teixeira Merlo Deconto, uma das idealizadoras da APAE de Entre Rios, falecida em agosto de 2021. Na homenagem, Clarissa destacou sua importância na construção da instituição que hoje recebe diversos munícipes. “Ela construiu muito mais que uma equipe, ela construiu uma família. Obrigada por isso Teresa, você construiu um barco, uma casa, um lar, uma família. Hoje somos um só por todos que precisam de nós”, ressalta.

A Roda de Conversa contou também com a participação de outros profissionais da APAE, como a assistente social Ana Paula Mendonça, o neurologista e neuropediatra Igor Franco, a diretora pedagógica Roseli Araújo, a psicopedagoga Ana Carolina Moura, a professora Mirtes Ferreira, os alunos Igor e Yasmin e o usuário do Centro Dia, Sr. Antônio.

Veja alguns assuntos tratados na conversa:

Diante da necessidade de inclusão dos deficientes nas atividades diárias, a psicopedagoga Ana Carolina ressaltou a diferença entre proporcionar igualdade e equidade: a igualdade oferece oportunidades iguais para todos, a equidade oferece oportunidades adaptadas às necessidades especiais de cada um. “Eu poderia dar uma bicicleta para cada um aqui, isso seria igualdade. Mas eu poderia dar uma bicicleta adaptada para cada um aqui, isso é equidade.”, destaca. "A APAE de Entre Rios trabalha sempre com a equidade", afirmou.

O neurologista Dr. Rodrigo abordou a importância do diagnóstico para um tratamento preciso e eficiente das doenças e, consequentemente, para a inclusão social. Ele diz ainda que o trabalho dos profissionais da educação, de assistência social e de saúde mental faz  toda a diferença no sucesso do tratamento médico.

Além disso, Clarissa destacou uma frase do movimento "Apaeano", a qual diz muito sobre as ações da Instituição: “Nada sobre nós sem nós”. A assistente social Ana Paula Mendonça explicou sobre o programa Centro Dia, destinado a alunos que já terminaram sua escolarização na APAE a fim de manter o acompanhamento e garantir que não fiquem desamparados.

O depoimento dos alunos confirmou o que foi manifestado pelos profissionais. Eles demonstraram sua gratidão por serem acolhidos de tal maneira e como se sentem incluídos no ambiente que une a capacitação pedagógica e para a vivência da pessoa com deficiência em comunidade.

Ao final da reunião, estratégias para romper barreiras foram discutidas para serem apresentadas ao Poder Legislativo no dia seguinte.

Confira detalhes dos Projetos de Lei apresentados na Tribuna Livre:

Em reunião com os vereadores na última terça-feira (23), quatro Projetos de Lei desenvolvidos a partir da discussão de segunda-feira foram apresentados na Tribuna Livre. Todos serão estudados pelo assessor jurídico da Câmara Municipal e pelos parlamentares, que se dispuseram a realizar as complementações necessárias.

Um dos projetos apresentados dispõe sobre a criação da Semana Municipal de Conscientização do Autismo que tem por finalidade promover campanhas sobre o Transtorno do Espectro do Autismo. Tal projeto poderá complementar um já existente do vereador Rodrigo de Paula (Rodrigo do Tico), que institui uma Política Municipal de inclusão, conscientização e disponibilização de recursos para pessoas com Transtornos do Espectro Autista e outros transtornos psicossociais, dentre outras providências.

Outra proposta foi a disponibilização e identificação de brinquedos adaptados para crianças com deficiência, inclusive visual, ou com mobilidade reduzida em espaços públicos municipais com proporções estabelecidas em lei de acordo com o total de número de brinquedos dos parques, instituições de ensino, clubes e áreas de lazer.

A criação de um Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a instituição da Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência também foram ideias apresentadas aos vereadores. O projeto especifica as funções do Conselho e da Conferência com o objetivo de assegurar aos deficientes o pleno exercício dos direitos individuais e sociais.

Por fim, a Política Municipal de Acessibilidade de Pessoas com Deficiência foi contemplada na conversa. O projeto tem como finalidade assegurar o direito de igualdade de oportunidades e condições de acessibilidade ao meio físico edificado, aos transportes e às tecnologias da informação e de comunicação a todos os cidadãos.

A gestora Clarissa Gontijo ressaltou que outras estratégias foram levantadas durante a Roda de Conversa, porém necessitam que medidas internas sejam finalizadas para que tais estratégias sejam implantadas em conjunto com o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

Assista as reuniões na íntegra através dos links:

Roda de conversa (segunda-feira): https://youtu.be/dpuIbMTrqCc

Tribuna Livre (terça-feira): https://www.facebook.com/camara.entrerios.33/videos/582917550142427

Veja fotos dos eventos:

(Crédito: Eduardo Maia)