Rua do Centro passa a ser denominada “Rua Prefeito Luiz Miranda de Resende”

por Júlia Resende, estagiária sob orientação do jornalista Eduardo Maia — publicado 05/01/2023 11h55, última modificação 05/01/2023 11h56
Homenagem foi conferida ao ex-Prefeito Municipal que administrou a cidade de 1997 a 2000

O saudoso ex-prefeito de Entre Rios de Minas, Luiz Miranda de Resende, foi homenageado com a sanção da Lei nº 1.957/2022, que determina que rua adjacente à Rua Resende Costa receba seu nome. A lei, de autoria do vereador Roni Enfermeiro, foi aprovada pelos vereadores na Reunião Ordinária realizada na Câmara Municipal no último dia 20 e sancionada pelo Prefeito Municipal dia 26. Anteriormente, o logradouro, localizado no bairro Vila São Vicente, era denominado “Rua Projetada nº 01”.

Luiz Miranda de Resende nasceu e cresceu em Entre Rios, onde foi prefeito durante os anos de 1997 a 2000. Seu mandato foi marcado por medidas visionárias para o Município, como a estruturação administrativa (criação de secretarias e de conselhos municipais), a instituição do Código Tributário do Município, a implantação da Usina de Triagem e Compostagem de Lixo, a fundação da Rádio Pepuíra FM e ações em prol de melhorias na saúde pública.  Ele também era dono e fundador do Restaurante Café com Prosa, ponto reconhecido da gastronomia mineira localizado na MGC-383. O entrerriano faleceu aos 77 anos, em 20 de julho de 2021, em um grave acidente na BR-040 que também vitimou sua esposa Maria de Lourdes e o motorista Rômulo Braga.

Durante a Reunião Ordinária de aprovação do projeto, os vereadores contaram suas lembranças da época em que Luiz Miranda era prefeito. Ronivon Alves disse que chegou à Entre Rios após ser aprovado em um concurso público promovido pelo ex-prefeito e destaca a receptividade que teve. Juquinha do Táxi, por sua vez, listou três das muitas melhorias do mandato de Luiz: “Ele foi um prefeito que fez muito em 4 anos. A primeira é a mudança da rua principal do Centro (Avenida Dr. João Vaz), que dificilmente um prefeito teria coragem de fazer. A população não aceitava, mas ele fez com que rua fosse mão única e isso contribuiu muito, porque a gente passava pela rua e os carros batiam um retrovisor no outro.” A criação da Usina de Reciclagem de Lixo, que é exemplo na região, e da Feira Livre também foram lembradas pelo vereador como pontos positivos.

Já Joãozinho Cricri contou que era vereador na época em que Luiz Miranda foi prefeito e que o ex-chefe do Executivo levava o nome de Entre Rios por onde ia, além de ter sido exemplo no cuidado com a zona rural do município construindo 23 pontes durante seu mandato, o que foi reforçado na fala do vereador Levi da Costa. Cricri também relatou a importante contribuição para o time de futebol entrerriense “Ribeiro da Silva”. Logo após, o então 2º secretário da Mesa Diretora, Denis da Escolinha completou que ele foi muito importante para o desenvolvimento do esporte na cidade. Franklin Farmacêutico trouxe a público outras conquistas do mandato de Luiz: a criação do Centro Cultural e a aquisição dos primeiros computadores para a Prefeitura Municipal. Todo o Plenário parabenizou Roni pela autoria do projeto.

A Lei entrou em vigor na data de sua publicação e o Poder Executivo foi autorizado a implantar placas alusivas à nomeação da rua e notificar a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e demais serviços de georreferenciamento.

Imagem de satélite da Rua Prefeito Luiz Miranda de Resende. Fonte: Google Maps