Requerimentos enviados ao Executivo cobram recomposição salarial e informação sobre saldo de conta municipal

por Comunicação Legislativa — publicado 01/09/2023 11h10, última modificação 01/09/2023 11h07
Matérias foram aprovadas no Plenário e encaminhadas ao Executivo Municipal

A recomposição salarial anual dos servidores, assim como informações sobre o saldo atualizado da conta da CFEM (Compensação Financeira pela Exploração Mineral), foram cobradas em requerimentos de vereadores encaminhados ao Executivo. O Requerimento nº 50/2023, que é de autoria do vereador Thiago Itamar (Ted), foi apresentado na 8º  Reunião Ordinária de 2023, realizada na Câmara Municipal de Entre Rios de Minas no dia 16 de maio, e dispõe sobre a recomposição salarial. Já o Requerimento nº 55/2023, de autoria do vereador Franklin William (Franklin Farmacêutico), foi apresentado aos nobres colegas no dia 06 de junho, durante a 9º Reunião Ordinária, e cobra informações sobre o saldo de uma das contas do Município.

Em seu texto, Ted solicitou também informações se haverá um aumento real nos vencimentos dos servidores, tendo em vista o elevado índice de inflação que assola o país nos últimos anos. No entanto, o Prefeito Municipal encaminhou resposta reconhecendo a importância das situações levantadas pelo vereador, mas informou que até o momento não puderam fazer as devidas recomposições em função da situação financeira por que passa a prefeitura. José Walter destaca que Entre Rios possui a penúltima receita per capita se comparado com as 30(trinta) prefeituras do entorno, o que, segundo ele, restringe muito a capacidade financeira de valorização salarial dos servidores, causando preocupação até com o índice de gastos com a Folha de Pagamentos.

Na matéria encaminhada por Franklin, ele justifica sua solicitação com o fato de que o CFEM é um recurso repassado mensalmente e, portanto, o vereador busca saber o saldo atual para saber os futuros investimentos que serão realizados com este dinheiro. A Prefeitura ainda não encaminhou resposta ao questionamento do vereador, mesmo tendo-se esgotado o prazo regimental para tal.