Projeto fixa medida mínima para mata-burros visando escoamento da produção agropecuária

por Comunicação Legislativa — publicado 03/06/2022 00h00, última modificação 14/06/2022 11h53
Matéria de autoria do Vereador Levi da Costa Campos levou em conta a necessidade de passagem de plantadeiras e colheitadeiras de modo a incentivar o fortalecimento da produção em larga escala

Projeto de Lei aprovado pelo Legislativo Municipal fixa em 4,2m a largura mínima para os mata-burros nas estradas principais do Município de Entre Rios de Minas. A matéria de autoria do Vereador Levi da Costa Campos visa à adequação dos equipamentos de modo a permitir que plantadeiras e colheitadeiras possam trafegar livremente pelas estradas rurais do território, sem prejuízo de grandes desvios para acessar propriedades onde se desenvolve a atividade agropecuária.

Na visão do Vereador, a iniciativa permitirá a trafegabilidade de máquinas agrícolas necessárias de grande porte, tendo o produtor que arcar, em muitos casos, com um custo maior de deslocamento das mesmas ou até com reboque para transportá-las até sua propriedade, elevando assim os custos de sua produção e dificultando o prosseguimento de suas atividades. Durante a reunião em que o projeto foi apreciado, Levi exemplificou o problema de alguns agricultores que têm que promover grandes desvios para acessar sua propriedade para executar a plantação e a colheita.

A matéria também estabelece que as pontes do Município passem a ter a largura mínima de 5 metros, haja vista a necessária adequação para a passagem de tais veículos em trechos de cursos d'água. A matéria foi encaminhada ao Executivo, aguardando a sanção.