Projeto de escolinha de futebol irá capacitar e treinar 100 crianças e adolescentes no Município

por Comunicação Legislativa — publicado 19/08/2021 12h45, última modificação 19/08/2021 12h45
Iniciativa que será desenvolvida pelo Contagem Esporte Clube será fomentada com recursos do Município no valor de R$ 120 mil para repasse em 12 meses

A Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei nº 21/2021, que autoriza o Executivo a repassar o valor de R$ 120 mil (cento e vinte mil) para a criação e execução de um projeto de escolinha de futebol para capacitação de treinamento de 100 crianças e adolescentes. A execução de aulas serão sistematizadas sem custo para crianças e adolescentes de 7 a 15 anos devidamente matriculados em instituições de ensino regulamentadas pelo Ministério da Educação (MEC). A proposição aguarda a sanção do Executivo, autor da proposta, para a celebração do termo de fomento.

O projeto da escolinha de futebol será conduzido pelo Contagem Esporte Clube, time de futebol inscrito na Federação Mineira de Futebol, fundada no dia 1 de fevereiro de 2006. Disputou as competições organizadas pela Federação Mineira de Futebol de campo de 2006 a 2013, e com a equipe profissional de 2009 a 2013 e no ano de 2020.

Para garantir uma execução do projeto, serão aportados recursos na parte de administração, comunicação e jurídico, contratação de 1 (um) Coordenador Técnico, 1 (um) Professor, 1 (um) estagiário. os quais fomentarão a atividade para as crianças de 7 a 10 anos a iniciação esportiva universal, onde buscará desenvolver uma ampla bagagem motora, e para as adolescentes entre 11 e 15 anos as modalidade especifica de futebol de campo, dividindo os alunos nas seguintes categorias: Sub 09 (de 7 e 8 anos); Sub 11 (9 e 10 anos); Sub 13 (11 e 12 anos); Sub 15 (13 e 15 anos).

Entre as metas do projeto estão:

1. Reduzir a evasão escolar e melhorar o aproveitamento no aprendizado

Indicador: Acompanhamento escolar permanente com todos os alunos participantes do projeto. Instrumento de Verificação: Elaboração de fichas e relatórios que atestem a assiduidade e o aproveitamento escolar.

2 Contribuir para o desenvolvimento integral dos beneficiados

Desempenho Escolar e qualidade de vida dos beneficiados. Instrumento de Verificação: Entrevista com pais e professores; aplicação de escala de avaliação de qualidade de vida.

3. Manter a assiduidade de 70% das aulas do projeto.

Indicador: Percentual de participação das aulas durante os meses de projeto Instrumento de Verificação: Chamada realizada durante as aulas

4 Atender 65% dos beneficiados do projeto matriculados no sistema público de ensino.

Indicadores: Participação de no mínimo 65 crianças e adolescentes matriculados no sistema público de ensino. Instrumento de verificação: Ficha de inscrição do projeto.

Durante a discussão do projeto de lei, os vereadores elogiaram a iniciativa de promoção do esporte na cidade com a inclusão das crianças e adolescentes, sendo favoráveis à aprovação do texto. Destacaram que a iniciativa do Contagem é um projeto aparte ao time profissional que vem sendo introduzido na cidade, com a admissão de jogadores profissionais para disputar o segunda divisão do Mineiro. O time irá disputar o módulo III na disputa de 2021 e os alunos da escolinha terão a oportunidade de aprender junto aos jogadores e profissionais do time.