Máquinas sem manutenção voltam a ser alvo de cobrança do Legislativo

por Câmara Municipal — publicado 06/10/2023 10h30, última modificação 06/10/2023 10h40
Em reunião ordinária, vereador João Gonçalves de Resende denunciou que algumas máquinas pesadas e veículos essenciais estão parados por falta de peças e a devida manutenção
Máquinas sem manutenção voltam a ser alvo de cobrança do Legislativo

Retroescavadeira é uma das máquinas pesadas parada na Usina de Triagem e Compostagem de Lixo. Foto: Câmara Municipal

A situação das máquinas e caminhões do Município voltou a ser discutida pelos vereadores durante a 17° Reunião Ordinária, realizada na última terça (03). O vereador João Gonçalves de Resende (Joãozinho Cricri), que visita regularmente o Almoxarifado do Município, afirma ter diversos veículos parados por falta de peças e de manutenção. De acordo com o vereador, o caminhão que faz a coleta de lixo nos bairros se encontra quebrado há cerca de 60 dias, sendo que durante esse período o Município contratou um veículo terceirizado para realizar o trabalho.

O assunto entrou em discussão devido à necessidade de manutenção das estradas rurais, considerando que o período chuvoso se aproxima, impossibilitando que as reparações sejam executadas. A máquina Motoniveladora (Patrol), ideal para a realização de tais serviços, se encontra quebrada há cerca de 30 dias. Dessa forma, o vereador Rodrigo de Paula (Rodrigo do Tico) afirmou que, muitas vezes, os veículos ficam parados por falta de peças de baixo custo. “As vezes é por uma peça que custa R$ 50,00, R$ 100,00 ou R$ 200,00, que no meu modo de ver para a Prefeitura não é muito dinheiro”, cobrou.

O tema já havia sido discutido na reunião ordinária anterior, realizada em 19 de setembro. Na ocasião, o vereador José Resende Moura (Juquinha do Táxi) lamentou a situação e associou o problema à queda de receita do Município, falando do descaso de máquinas deixadas no pátio do Almoxarifado ao relento, tema que o vereador Ted endossou. O vereador Rodrigo, na ocasião, lembrou da necessidade de uma "postura mais enérgica" do Chefe do Executivo, inclusive com cortes de despesas mais efetivos, como na folha de pagamento de modo a sanear as contas públicas e favorecer a prestação do serviço público, inclusive aos moradores da zona rural. Por fim, o vereador Rivael Nunes Machado também denunciou o "sucateamento" das máquinas cobrando que o Município utilize a nova patrol adquirida com mais cuidado, não deixando que se assemelhe aos carros e caminhões abandonados naquela repartição pública.

Comissão instituída pode orientar pela venda de máquinas

Ainda dentro do assunto, a Câmara tem se prontificado a questionar o Executivo acerca de uma comissão instituída para a venda de máquinas consideradas inservíveis (sucata). A Comissão Especial para avaliação de veículos automotivos inservíveis (sucata) do Município de Entre Rios de Minas foi instituída pela Portaria nº 169, de 02 de outubro de 2023, determinando que seja realizada a vistoria dos veículos automotivos em desuso indicados pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, observando as suas características, estado de conservação, valor de mercado e demais critérios que entender pertinentes, atribuindo-lhes o valor mínimo recomendado para fins de alienação dos bens móveis avaliados,
apresentando relatório circunstanciado.

O Vereador João Gonçalves encaminhou ofício ao Prefeito na última sexta-feira, 29 de setembro, arguindo sobre a implantação da comissão e questionando quais os critérios serão utilizados para a escolha das máquinas a serem vendidas, observando que algumas delas ainda se encontram em estado de utilização pelo serviço público.