Lei institui Jogos Oficiais do Município de Entre Rios de Minas

por Comunicação Legislativa — publicado 16/03/2022 11h56, última modificação 16/03/2022 11h56
Lei Municipal nº 1.912, de 1º de dezembro de 2021, de autoria dos vereadores Ronivon Alves de Souza e Rodrigo de Paula Santos Silva, busca o incentivo ao esporte na comunidade entrerriana

Sancionada em 1º de dezembro de 2021, a Lei Municipal nº 1.912/2021 institui os Jogos Municipais Oficiais de Entre Rios de Minas, os quais  serão disputados anualmente, no mês de Julho, dentro de um calendário estabelecido para as diversas modalidades esportivas, sob a promoção da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer. O dispositivo é proveniente do Projeto de Lei nº 35, de 05 de outubro de 2021, de autoria dos vereadores Rodrigo de Paula Santos Silva e Ronivon Alves de Souza.

A proposta é incentivar a prática de esportes em diferentes modalidades no mês de julho de cada ano. O objetivo é reunir as pessoas e formar equipes em uma competição oficial com premiação, considerando que, no atual momento, não existe em nossa cidade um evento esportivo oficial a exemplo de outras cidades. São modalidades instituídas pela Lei: Corrida, Futebol, Futsal, Voleibol, Ciclismo, Peteca, Jogos de cartas, Jogo de Xadrez, Salto em distância, Natação, Artes Marciais, Ping-pong e outras que estejam em consonância com os costumes locais, como gincanas, “cooperloteca” e competições que envolvem animais, como a “Prova do Tambor” com uso de equinos, resguardada a integridade física do animal e a legislação em vigor. 

A nova Lei visa unir a população entrerriana através da prática esportiva, proporcionando visibilidade aos atletas que vierem a participar dos jogos, além de ser um incentivo para que os mesmos tenham o devido reconhecimento perante nossa comunidade, busca também fortalecer a imagem da prática esportiva, que é essencial para se ter uma boa saúde, demonstrar que a competitividade existente entre os adversários acontece de forma leal e respeitosa, e que é essencial ter disciplina e constância para que cada atleta alcance o seu objetivo.

Para participar, os inscrição devem ser pessoas maiores de 15 anos, para ambos os sexos, subdividindo em categorias, conforme regulamento geral a ser elaborado e publicado no diário oficial eletrônico do município de Entre Rios de Minas -MG. Será livre a participação dos atletas em quantas modalidade quiser, sendo de sua total responsabilidade caso haja coincidência nas tabelas e os atletas somente poderão participar do jogos se estiverem devidamente inscritos nas modalidades que desejarem participar. 

Os atletas ou grupos constituídos para disputar cada modalidade dos torneios poderão ainda captar recursos na forma de patrocínios de entes públicos e privados para a confecção de uniformes, bem como subsidiar outros custos que porventura venham a apresentar durante a competição.