Lei institui Dia Comemorativo em homenagem à 'Manoelina dos Coqueiros"

por Júlia Resende, estagiária orientada pelo jornalista Eduardo Maia — publicado 02/08/2022 12h19, última modificação 02/08/2022 12h19
A proposta foi apresentada pela vereadora Larissa Rodrigues e sancionada pelo Poder Executivo Municipal, tornando-se Lei 1.946/2022.
Lei institui Dia Comemorativo em homenagem à 'Manoelina dos Coqueiros"

Foto: capa do Jornal "A Noite". Disponível em: memoria.bn.br

Manoelina Maria de Jesus, popularmente conhecida como a "Santa dos Coqueiros", possui grande importância para a história do município. Nesse sentido, em abril do presente ano, a vereadora Larissa Rodrigues apresentou o projeto de lei que contempla a criação do Dia Comemorativo em Homenagem à Manoelina, o qual foi sancionado em 12 de julho pelo Prefeito Municipal, tornando-se Lei Municipal nº 1.946/2022.

A data escolhida para a comemoração foi 14 de março e a Lei nº 1.946/2022 já está em vigor. Além de instituir o Dia Comemorativo, a nova norma autoriza o Poder Executivo Municipal a realizar eventos, campanhas e celebrações dedicados à memória da "Santa dos Coqueiros".

Inicialmente, a data não constitui feriado municipal, visto que a cidade já possui os quatro feriados religiosos instituídos pela Lei nº 1.446/2005 e que, apesar de ser conhecida como Santa, Manoelina ainda não foi beatificada. A ideia surgiu de uma demanda já existente, como frisa Larissa: "Esta demanda de um dia comemorativo da Manoelina dos Coqueiros já chegou há um tempo pela Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo que realiza diversas atividades em relação a ela, como peregrinações e tour para o local em que viveu", explica.

No projeto de lei, a vereadora destaca a fama milagrosa da "santa" que, segundo a própria,  foi curada de uma tuberculose por um anjo que lhe avisou que deveria fazer caridade aos que precisassem. A partir do acontecido, começou a ajudar os outros sempre vestida de uma túnica azul e véu branco: atendia às pessoas, benzia a água, rezava e pedia que rezassem. Na época, foi destaque na Revista "O Cruzeiro" e no Jornal "A Noite". No vídeo abaixo, pode-se observar as manifestações de devoção à pessoa de Manoelina, a qual incluisve já foi homenageada pelo Município com a instalação de uma estátua na Praça Coronel Joaquim Resende, no Centro.

Em reunião ordinária realizada na Câmara Municipal no dia 05 de julho, o assunto foi colocado em pauta e recebeu o apoio dos demais vereadores. Por fim, Larissa associou a figura de Manoelina à representatividade feminina. "Eu sempre digo sobre a importância de ter mulheres que tragam uma história, que tem representatividade e a Manoelina é um exemplo. Ela consegue levar o nome de Entre Rios para o Brasil todo. Ela merece sim essa homenagem."

Assista o vídeo publicado na página da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, o qual demonstra a fé das pessoas no entorno da figura de Manoelina dos Coqueiros: