Legislatura 2021-2024 completa 100 dias na representação do interesse dos cidadãos

por Eduardo Maia publicado 13/04/2021 10h10, última modificação 13/04/2021 10h10
Confira um balanço das ações do Poder Legislativo Municipal
No último dia 10 de abril, a Legislatura 2021-2024 completou seus primeiros 100 dias na representação do interesse dos entrerrianos e entrerrianas.
São muitos os desafios traçados de modo a contemplar os interesses de nossos cidadãos no âmbito da esfera pública. Diante deles, uma série de ações e solicitações vêm sendo submetidas ao Poder Executivo Municipal e demais órgãos públicos e prestadores de serviço em favor dos moradores de nossa terra de modo a melhorar as condições de vida e reforçar a transparência e o compromisso de todos os eleitos com a população. Confira algumas ações:

1) Transmissão das reuniões da Câmara Municipal pelas redes sociais

O cidadão agora acompanha a discussão e o debate em torno das matérias de nosso Município ao vivo, tendo ainda a gravação da reunião disponível em nossa página no Facebook para que possa assistir e rever em qualquer momento. Em breve, buscaremos também a transmissão pelo Youtube, com melhor qualidade de imagem e som.

2) Divulgação dos documentos públicos

A Câmara vem aperfeiçoando a alimentação de informações no site da Casa, com a divulgação de todas as indicações e requerimentos. Em breve também divulgaremos as respostas do Executivo ao pleito dos vereadores. As portarias, resoluções e demais normativos também vem sendo publicadas no Diário Oficial Eletrônico do Município.

3) Mais de 140 indicações já submetidas

Nestes três meses, os vereadores, na forma individual ou em grupo, já submeteram mais de 140 pedidos de intervenções por parte do Município, em diversas áreas, na zona rural e urbana, em atenção ao clamor da população, considerando os seguintes temas.
- Obras e Infraestrutura;
- Saúde;
- Educação;
- Patrolamento, cascalhamento e pavimentação das estradas;
- Melhorias do abastecimento de água na Zona Urbana e Rural do Município;
- Planejamento e desenvolvimento econômico;- Esporte e Lazer;
- Ações de urbanização no Bairro Castro e Sassafrás;
Confira todas as indicações neste link: https://entreriosdeminas.mg.leg.br/indicacoes

4) Mais de 60 Requerimentos aprovados e encaminhados

Já são mais de 60 requerimentos com pedidos de informação e de intervenção por parte do Poder Público Municipal, voltado para a fiscalização das ações do Executivo, bem como da atenção aos direitos da população, posturas, entre outros.

Acompanhe aqui todos os requerimentos: https://entreriosdeminas.mg.leg.br/requerimentos

5) Diálogo aberto com Poder Público Municipal, concessionárias, prestadores de serviço e DER-MG

A Câmara também já se mobilizou, por meio da ação dos vereadores e também coletivas, para cobrar melhorias na prestação de serviço por parte de concessionárias que atuam no Município como a Copasa, Cemig e Vivo. Uma reunião já foi feita com a Copasa para dirimir dúvidas da população e cobrar melhorias.
Também já foram enviados ofícios para o DER-MG para cobrar ações de recapeamento e implantação de redutores de velocidade e placas nas estradas que cortam o Município, a MGC-383 e MG-270.
A Câmara também têm cobrado a ação das companhias CEMIG quanto aos problemas de transmissão e também da Vivo, a respeito da questão da telefonia.
Atendendo ao pedido da população, a Câmara também se reuniu com a Secretaria de Saúde do Município solicitando que os exames de Raio-x e Tomografia Computadorizada possam ser realizados na própria cidade de Entre Rios de Minas, garantindo mais facilidade aos cidadãos que necessitam. A resposta ainda é aguardada pelos vereadores.

6) Aprovação de novas leis

A Câmara tem buscado uma relação de harmonia com o Poder Executivo Municipal para a aprovação de leis que garantam o pleno funcionamento dos serviços públicos. Entre os projetos mais importantes, já aprovado neste ano e em vigor, está o de divulgação da lista de medicamentos nas farmácias e unidades de saúde municipais para a consulta direta à população. A Lei nº 1884/2021 já foi publicada e entrará em vigor nos próximos meses.

7) Ações e requerimentos sobre a Covid-19

Em momento importante de ações do Poder Público, a Câmara tem cobrado frequentemente informações acerca da aplicação de recursos para o combate à Covid-19, bem como do andamento da vacinação da população e demais ações no âmbito da pandemia. Inclusive aprovou ainda um Projeto de Lei autorizando o Município a compor o Consórcio Conectar, da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) que permite ao Município a comprar vacinas de modo conjunto, caso seja necessário.
-------------------------------------------
A Câmara Municipal de Entre Rios de Minas está trabalhando por você! Em atenção ao pedido de nossos cidadãos, sempre buscando representar a todos da melhor forma. Acompanhe as reuniões ordinárias, participe do processo legislativo. Encaminhe suas dúvidas e reivindicações em nossa página nas redes sociais e pelo e-mail camara@entreriosdeminas.mg.leg.br.

Legislatura 2021-2024

Thiago Itamar Santos Villaça (Ted) - Presidente
Levi da Costa Campos - Vice-Presidente
Ronivon Alves de Souza - 1º Secretário