Ano legislativo é aberto com aprovação de repasses para entidades do setor cultural e esportivo

por Júlia Resende, estagiária sob orientação do jornalista Eduardo Maia — publicado 08/02/2023 14h04, última modificação 08/02/2023 14h04
ACER, Coral Vozes de Entre Rios e Ribeiro da Silva Futebol Clube poderão receber repasse do Executivo acaso leis sejam sancionadas

Na abetura dos trabalhos do 3º ano da Legislatura 2021-2024, em reunião realizada na última terça-feira (07), foram apreciados 04 projetos de leis que autorizam o repasse de recursos do Município para organizações da sociedade civil ligadas ao esporte e à cultura. As entidades contempladas foram a Associação de Ciclismo de Entre Rios (ACER), Coral Vozes de Entre Rios e Entrerriense Futebol Clube, as quais estiveram representadas na reunião, presenciando a aprovação dos projetos por parte dos vereadores. Foram emitidas as proposições que, encaminhadas ao Prefeito, podem ser sancionadas ainda nesta semana.

A primeira matéria apreciada foi o Projeto de Lei nº 03/2023, que autoriza a parceria com o Entrerriense Futebol Clube (Ribeiro da Silva Futebol Clube) através de repasse no valor de R$ 137.000,00 (cento e trinta e sete mil reais), para execução de um projeto de Projeto Escolinha de Futebol que visa atender a 200 alunos. Os parlamentares compactuaram com a importância da inciativa para as crianças e adolescentes da cidade e a discussão principal foi sobre a maneira como os moradores da zona rural irão conseguir participar da Escolinha. Por fim, foi acordado que o assunto deverá ser tratado diretamente com o Executivo Municipal se o projeto for sancionado. O presidente do clube, Welligton Marzano, testemunhou sobre a necessidade do incentivo ao esporte e frisou os princípios da instituição: “A gente acredita na cultura, na educação e na seriedade com os gastos públicos”.

Welligton Marzano, Presidente do Entrerriense Futebol Clube, apresentando o projeto aos vereadores

Em seguida, o Projeto de Lei nº 05/2023, que autoriza o repasse de R$ 33.800,00 (trinta e três mil e oitocentos reais) para a ACER, foi posto em discussão. Tal valor será destinado ao custeio de ações e de práticas esportivas de ciclismo na cidade. O vereador Thiago Itamar (Ted) elogiou a organização da Associação: “O trabalho de vocês é fantástico, de tirar o chapéu. A Associação é extremamente organizada, extremamente competente, extremamente séria, extremamente ética. (...) Vocês fazem muito mais do que é possível de ser feito com esse valor”. Os demais parlamentares compartilharam da fala do ex-presidente da Casa de Leis e o representante da ACER, Reginaldo Ferreira, agradeceu o reconhecimento e destacou o objetivo da ACER de fortalecer o ciclismo e de descobrir talentos.

Reginaldo Ferreira, Presidente da ACER

Por fim, o Coral Vozes de Entre Rios foi contemplado com o Projeto de Lei nº 06/2023 que, se sancionado pelo Prefeito, institui o repasse de R$ 31.900,00 (trinta e um mil e novecentos reais) para a manutenção e o custeio das atividades musicais e culturais durante 11 meses. Os parlamentares demonstraram admiração pela instituição e Joãozinho Cricri, vice-presidente da Câmara, disse se emocionar ao lembrar das ações do Coral. “Parabéns para vocês viu, gente! Muito obrigado mesmo. Muito obrigado por representar Entre Rios lá fora”, ressaltou o vereador. Rosemere Lima, responsável legal do Coral, agradeceu e falou sobre o desejo de continuar levando o nome de Entre Rios por toda Minas Gerais com as apresentações do grupo.

Rosemere Lima, Presidente do Coral Vozes de Entre Rios