Vereadores querem resposta sobre obras da ESF no Bairro Castro

por Júlia Resende, estagiária sob orientação do jornalista Eduardo Maia — publicado 07/06/2023 11h15, última modificação 07/06/2023 11h25
Requerimento nº 44/2023 foi encaminhado ao Executivo Municipal no último dia 02 de maio
Vereadores querem resposta sobre obras da ESF no Bairro Castro

Foto: Print no Google Maps

Os vereadores Thiago Itamar (Ted), Ronivon Alves de Souza (Roni Enfermeiro), Levi da Costa Campos (Levi do Montijo), João Gonçalves de Resende (Joãozinho Cricri) e Denis Andrade Diniz (Denis da Escolinha) encaminharam, após a aprovação do Plenário na 7º Reunião Ordinária de 2023 realizada na Câmara Municipal de Entre Rios de Minas, o requerimento que pede informações acerca das obras de reforma e ampliação da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Castro. O pedido foi necessário já que os vereadores destinaram, em 2021, suas emendas impositivas à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022 para a referida obra, mas até então a unidade de saúde não foi entregue para uso da população.

Como o recurso foi proposto para a LOA de 2022, no valor de R$148.305,12, este deveria ter sido aplicado na realização da obra no decorrer de 2022. Porém, com o requerimento, os vereadores pretendem averiguar se tal fato foi cumprido o que, até o momento, não se sabe. Dentre as informações solicitadas ao Executivo Municipal, eles questionam em que fase encontra e qual a previsão de entrega da mesma para a população.

Em outubro de 2022, o assunto foi tratado na Reunião Ordinária quando um morador do bairro falou na Tribuna Livre sobre a preocupação relativo ao tempo para o Posto de Saúde voltar a funcionar no local objeto da reforma, já que a instalação foi interditada e, na época, a ESF estava abrigada em uma casa alugada. Ofícios e requerimentos foram enviados ao Prefeito ao longo de 2022, mas todos sem resposta clara da real situação da ESF.

Inscrição em programa para Município ser contemplado com a construção de nova UBS é solicitada em novo requerimento

Durante a 9º Reunião Ordinária de 2023, realizada no último dia 06 de junho na Câmara Municipal, o vereador Franklin William (Franklin Farmacêutico) apresentou o Requerimento nº 56/2023, solicitando que o Executivo Municipal se atente ao prazo de inscrição e habilitação para programa que contempla as obras dos municípios do Estado de Minas Gerais para o recebimento de incentivo estadual para financiamento da construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) no ano de 2023.

Os critérios para inscrição no programa foram publicados no dia 16 de maio, através da Deliberação n° 4.178, de 16 de maio 2023. No documento, o vereador solicita ainda que a possível construção desta Unidade Básica de Saúde seja realizada no bairro Castro, tendo em vista que atualmente o Município tem que arcar com o custo de locação de um imóvel para que funcione a ESF do bairro.