Entre Rios de Minas se despede do Vereador Toninho Militão

por Eduardo Maia publicado 11/03/2024 12h57, última modificação 11/03/2024 12h57
Em uma despedida que gerou grande comoção a todos os presentes, foi sepultado, na manhã desta segunda-feira (11), o corpo do Vereador Antonio Maia de Freitas, Toninho Militão. O parlamentar faleceu no último domingo, após complicações decorrentes da doença que enfrentava.

Sempre empolgado com a missão legislativa, Toninho foi vereador por cinco mandatos, tendo sido convocado a ocupar uma cadeira nesta legislatura, na qual permaneceu por aproximadamente três meses.

O velório do parlamentar teve início na tarde do último domingo na Capela de Nossa Senhora das Dores, do Hospital Cassiano Campolina, instituição da qual fazia parte, integrando a sua Irmandade.

Na manhã desta segunda-feira, o corpo do Vereador foi velado na Câmara Municipal, tendo sido prestadas as devidas honras à sua memória por parte dos vereadores, os quais celebraram um momento solene pela trajetória do nobre colega sob a presidência do Vereador Levi da Costa Campos. Toninho foi o responsável pela fundação da nova sede do Legislativo, sendo aclamado pelos parlamentares por seu gesto em prol da construção do novo Edifício.

Após a homenagem, o cortejo saiu da sede do Legislativo e seguiu para a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Brotas, onde o corpo passou pela encomendação. A celebração das Exéquias foi conduzida pelo pároco Ildeu da Cruz Silvio e pelo Padre José Custódio de Assis, momento em que a família recebeu os cumprimentos e orações.

O cortejo saiu da Matriz em direção ao Cemitério Municipal, onde o corpo de Toninho Militão foi sepultado ao som do Toque do Silêncio. Ao longo do trajeto, o caixão do Vereador esteve coberto pela bandeira de Entre Rios de Minas, em demonstração de respeito pela autoridade que lhe foi atribuída no momento da posse no cargo de Vereador.

O Prefeito Municipal Ronivon Alves de Souza decretou luto oficial no período de três dias. A Câmara decretou luto oficial no âmbito do Poder Legislativo pelo prazo de cinco dias.

Veja a nota de pesar publicada pelo Legislativo Municipal:
NOTA DE PESAR

A Câmara Municipal de Entre Rios de Minas manifesta imenso pesar pela morte do Vereador e ex-Presidente da Câmara Municipal de Entre Rios de Minas, Antonio Maia de Freitas, Toninho Militão.

Toninho ocupou a cadeira de Vereador do Município de Entre Rios de Minas por 06 legislaturas: de 1988 a 1992, 1993 a 1996, 2001 a 2004, 2005 a 2008 e 2013 a 2016, tendo retornado à Câmara em dezembro de 2023, após sua convocação como suplente do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), permanecendo no cargo até a presente data.

Nutriu extrema paixão pelas funções de parlamentar do Município, tendo inclusive presidido a Câmara de Entre Rios de 2013 a 2014, período em que honrou a força do Poder Legislativo Municipal, dando início à construção do Edifício Arnaldo de Oliveira Resende, hoje a nova sede desta Casa Legislativa. Levou adiante o sonho da nova sede, a qual foi inaugurada no ano de 2018 com a presença do parlamentar.

Homem íntegro e distinto, Toninho Militão era reconhecido pela sua força de trabalho, buscando sempre o desenvolvimento de nossa cidade, atuando em prol de importantes causas de nosso Município.

Ao longo de sua trajetória, exerceu o ofício de Gerente da Usina da Cooperativa Agropecuária de Entre Rios de Minas (Capermil), período em que atuou junto aos funcionários daquela instituição e aos produtores rurais de Entre Rios de Minas.

Também integrava a Irmandade do Hospital Cassiano Campolina (HCC), sempre demonstrando grande preocupação com a gestão da entidade, não medindo esforços pelo avanço na área da saúde e no atendimento às pessoas. No âmbito religioso, demonstrava grande devoção à Nossa Senhora das Brotas, inclusive doando a imagem que hoje está exposta no Plenario Francisco Marzano.

Também integrava a Irmandade do Santíssimo Sacramento, sendo personalidade marcante nas procissões e cortejos realizados pelas ruas do Município, de posse da lanterna processional abrindo o caminho para a passagem do Sacrário e dos andores. Era também membro da Sociedade São Vicente de Paulo, entidade responsável pelo Asilo Dona Alzira Ribeiro.

No âmbito do esporte, constituiu o time da Cooperativa Agropecuária, atuando na movimentação pelo futebol amador, inclusive como jogador do time rival, o Ribeiro da Silva Futebol Clube, time centenário do Município de Entre Rios de Minas. Por um período, integrou a diretoria do clube.

Toninho era uma pessoa de trato afável, sempre preocupado em ajudar as pessoas, em especial os mais necessitados, tendo contribuído grandemente pela conquista da aposentadoria de muitos cidadãos.

Em memória desta ilustre personalidade de nossa terra, os vereadores de Entre Rios de Minas manifestam sua consternação e gratidão pelo prazo em que conviveram com o parlamentar. Ademais, se solidarizam junto à sua esposa, suas filhas, irmãos, genro, neto e demais familiares e amigos neste momento de tristeza e dor. Por fim, cumprimenta também a todos os seus correligionários, que perdem hoje essa importante referência de mobilização, respeito e integridade.

Como forma de homenagear o Sr. Antonio Maia de Freitas, em nome de todos os vereadores, o Presidente da Câmara Municipal publicou portaria estabelecendo luto oficial no âmbito do Poder Legislativo Municipal por cinco dias. As bandeiras do Edifício Arnaldo de Oliveira Resende serão hasteadas a meio mastro pelo período.