Demandas da população são levadas à Secretária de Saúde pelos vereadores

por Comunicação Legislativa — publicado 09/03/2023 11h42, última modificação 09/03/2023 11h42
Reclamações sobre o Pronto Atendimento do Município e do transporte de pacientes foram temas da reunião. Expectativa é de que melhorias ocorram nos próximos meses

Os vereadores de Entre Rios de Minas se reuniram com a Secretária Municipal de Saúde, Srta. Elaine Emanuela Silva Ferreira, para encaminhar à titular da pasta algumas demandas da população relacionadas ao atendimento direto aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Participaram da reunião o presidente da Câmara, Ronivon Alves de Souza, o vice-presidente Joãozinho Cricri, o 2º Secretário Levi da Costa Campos e os vereadores Rivael Nunes Machado, Rodrigo de Paula Santos Silva, Thiago Itamar (Ted) e a Diretora de Atenção Básica, Thaís Castro.

Dentre os assuntos discutidos, foi tratado sobre o atendimento de Pronto Atendimento mantido pelo Município, localizado no Hospital Cassiano Campolina. Diante da reclamação de usuários pelas longas filas de espera, os vereadores solicitaram à Secretaria a disponibilização de mais um médico para atendimento na unidade de urgência, possibilitando garantir um fluxo maior no atendimento e a redução das filas de espera. A medida também permitiria evitar sobrecarga da assistência médica, permitindo ainda maior atenção à situação de cada paciente.

De acordo com a Secretária, a situação contratual com o Hospital está em discussão, de modo a se incluir as responsabilidades exigidas pela Gestão Plena de Saúde, bem como dos programas Valora Minas, do Governo estadual, e da consolidação como UCP (Unidade de Cuidados Prolongados), do Ministério da Saúde.

A Gestão Plena da Saúde foi formalizada por Termo de Compromisso de Gestão pactuado em maio de 2021 e, além disso, com a formalização dos novos programas Valora Minas e UCP, o Hospital receberá mais de R$ 2 milhões ao ano para aplicação na assistência à população.

Dentre as responsabilidades do Município, de acordo com a Secretária, estão aquelas relativas à seleção, cadastramento, contratação, estabelecimento de contratos, regulação, controle, avaliação, auditoria e pagamento de todos os prestadores contratados. Os vereadores destacaram que as demandas pela saúde são extremamente sensíveis e de que o Município deve desenvolver uma postura sempre eficiente para atender ao cidadão com a dignidade e mitigar as reclamações por parte dos usuários, propósito este assegurado pela Secretária.

Demanda de transporte entra na discussão

Além da questão do P.A., os vereadores também demonstraram insatisfação com as constantes reclamações referentes à gestão dos transportes do Município. Destacaram os recentes episódios com acidentes com os novos veículos e atraso nas vans com pacientes de hemodiálise.

A Secretária afirmou que mantém um contato permanente junto ao Diretor de Transportes do Município para solucionar os problemas relacionados à logística do transporte de pacientes, além do esforço pela valorização dos motoristas, de modo que se diminua a rotatividade nos postos de trabalho. Destacou que é importantíssima a melhor assistência aos usuários, com segurança, eficiência e que todos os problemas são apurados para oferecer a melhor resposta à população.

registrado em: