CPI que apura custeio irregular de cirurgias pelo Município ouve testemunhas e investigados

por Comunicação Legislativa — publicado 16/06/2023 11h33, última modificação 16/06/2023 11h33
Oitivas dos convocados pela Comissão são abertas ao público, realizadas na Câmara Municipal de Entre Rios de Minas

Durante a 9º Reunião Ordinária, realizada na Câmara Municipal no último dia 06 de junho (terça-feira), o vereador Rivael Nunes Machado esclareceu para a população a atual fase de investigação aberta pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que apura supostas irregularidades no pagamento de cirurgias por parte do Executivo Municipal nos anos de 2021 e 2022. Rivael, que é presidente da Comissão, informa que foram realizadas oitivas de pacientes e de funcionários de cargos de confiança do Executivo Municipal, além do Prefeito Municipal, o Secretário Municipal de Obras, o ex-secretário Municipal de Saúde e o assessor jurídico do Executivo.

Veja a explicação do vereador:

"Nós iniciamos ouvindo parte dos funcionários do TFD (Tratamento Fora do Domicílio),com cargos de confiança. Ouvimos a Secretária de Saúde, ouvimos em torno de 25 a 27 pacientes que foram contemplados com o pagamento de cirurgias através de cheques ou depósitos bancários e ouvimos também funcionários com cargos de confiança do controle interno da Prefeitura, pessoas que fazem parte do recolhimento de documentações pra gente entender como funciona, o rito pra disponibilizar o pagamento. Ouvimos o Secretário de Obras, que foi mencionado por parte dos pacientes, então demos a oportunidade para ele tentar se explicar. Ouvimos o Prefeito, ouvimos o ex-secretário de saúde, no caso o Sr. Franklin e por fim, ouvimos o assessor jurídico do Executivo, o Dr. Dilmo.

Quero deixar claro para a população que a gente tem um compromisso de dar um retorno em relação a essas cirurgias. A partir delas, nós nos deparamos com exames que também foram pagos através de cheques e depósitos. De certa forma, a gente entende que está errado e tem um consenso até do próprio Prefeito. Ele entende que estava fazendo errado. Dentro do depoimento dele, ele deixou claro que não irá fazer mais, quer dizer, se não vai fazer, é porque estava fazendo errado. Já assumiu que a Câmara está certa. A Câmara está fazendo o trabalho dela. Eu parabenizo todos que estão aqui e aprovaram a CPI e parabenizo também o Ted, o Rodrigo, o Levi, o João. Dizer que (pacientes) já devolveram dinheiro para o Município, quer dizer, tem coisa errada. E dizer também que teve ressarcimento do pagamento de cirurgias, ou seja, não era uma cirurgia, no meu entendimento, de urgência. Então, eu faço um compromisso com a população que dentro dos próximos dias, em torno de 25 dias, concluiremos a primeira parte da CPI."

>> Todas as Reuniões Ordinárias da Câmara Municipal são transmitidas ao vivo pelo nosso perfil no facebook e You Tube. Elas também ficam disponíveis para você assistir depois. Clique aqui para assistir a 9º Reunião Ordinária pelo nosso canal do You Tube.