Censo 2022: dados coletados influenciam na definição de recursos e políticas públicas de Entre Rios de Minas

por Júlia Resende, estagiária orientada pelo jornalista Eduardo Maia — publicado 20/09/2022 12h07, última modificação 20/09/2022 12h07
Atender os agentes censitários e responder as questões com exatidão garantirão resultado fiel à realidade

Foto: IBGE

Moradores dos municípios brasileiros já estão sendo visitados pelos recenseadores do IBGE para coleta de dados do Censo Demográfico 2022. Um dos objetivos de sua realização, que vem ocorrendo desde o mês de agosto, é contabilizar o número de habitantes e identificar o modo de vida dos brasileiros, consolidando as informações e disponibilizando-as à sociedade e aos órgãos públicos. Em Entre Rios de Minas, os agentes censitários estão visitando as residências na zona urbana, sendo fundamental que a população possa recebê-los e responder corretamente aos questionários.

Os dados coletados pelo Censo Demográfico servirão de base para a definição de políticas públicas, além de possibilitarem uma visão macro e microrregional da situação atual do país e de cada cidade. A última pesquisa foi realizada em 2010 e acontece, regularmente, a cada 10 anos. Porém, devido à pandemia da Covid-19, o Censo de 2020 foi adiado e está sendo realizado em 2022.

Após a consolidação das informações pelo IBGE, os dados são repassados para o Tribunal de Contas da União (TCU), que é responsável por categorizar os municípios em faixas. Cada faixa possui um coeficiente de distribuição, que determina o valor do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O FPM, por sua vez, é a fonte de recursos para o cumprimento dos objetivos fundamentais da República, ou seja, é o recurso que o município recebe para investir nas diferentes áreas. O tamanho de cada cidade influencia diretamente no Fundo repassado.

A coleta é de responsabilidade dos agentes censitários e pode ser feita de forma remota ou presencial. Para que seja respondido remotamente, é necessário que, ao receber o recenseador, o morador escolha preencher via internet, através de um e-ticket, ou via telefone. O Censo ainda conta com o Centro de Apoio ao Censo (CAC), que oferece ajuda no preenchimento remoto das 08h às 21h30 através do número 0800 721 8181.

Identificação dos agentes censitários

Segundo o IBGE, todos os recenseadores são uniformizados com boné e colete, além de serem identificados com um crachá com nome completo, matrícula e QR Code. Com a identificação, é possível confirmar se a pessoa está realmente a serviço através do site do IBGE (clique aqui para acessá-lo) ou em contato com o CAC.

Ainda de acordo com o IBGE, o Questionário Básico da pesquisa possui 26 questões (clique aqui para acessá-lo). Parte dos domicílios é selecionada para responder o Questionário de Amostra, que possui 77 perguntas mais detalhadas (clique aqui para acessá-lo). Além disso, também está sendo aplicado o Questionário de Abordagem Indígena (disponível aqui).

A Câmara Municipal reforça a importância de que cada morador de Entre Rios de Minas atenda bem aos recenseadores e preste informações corretas para que o Município seja devidamente classificado para o recebimento de recursos públicos, já que, com a pesquisa, também serão identificadas as necessidades da população. Ademais, de acordo com a Lei Federal nº 5.534 de 14 de novembro de 1968 e com o Decreto nº 73.177, de 20 de novembro de 1973, toda pessoa é obrigada a prestar as informações solicitadas pelo IBGE, estando sujeito a multa caso não o faça. A lei também garante o sigilo das informações prestadas.