Câmara solicita esclarecimento a prefeito e vice-prefeito após denúncias na última reunião ordinária
Vereadores buscam apuração de falas proferidas na Tribuna Livre pelo vice-prefeito Levi da Costa Campos durante a 18ª Reunião Ordinária
A Câmara Municipal de Entre Rios de Minas oficializou, nesta semana, o encaminhamento de um ofício ao Vice-Prefeito Municipal, Sr. Levi da Costa Campos, solicitando esclarecimentos sobre as denúncias apresentadas por ele no dia 21 de outubro, durante a 18ª Reunião Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da Legislatura 2025–2028. No mesmo sentido, foi também encaminhado ao Prefeito Municipal, Sr. Thiago Itamar Santos Villaça outro ofício questionando as medidas tomadas pela Administração Pública em relação às denúncias mencionadas.
Na ocasião, o vice-prefeito utilizou o espaço da Tribuna Livre para fazer uma série de acusações relacionadas a gestões anteriores, à atual administração municipal, bem como ao atual Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, Sr. Igor Andrade Azevedo. Entre as alegações, constam possíveis condutas irregulares e incompatíveis com o exercício da função pública, como a suposta agressão que teria sido cometida pelo Secretário de Obras e Infraestrutura contra ele, nas dependências do almoxarifado municipal, fato que, segundo sua narrativa, teria sido presenciado por servidores e registrado por câmeras de segurança. Ainda, mencionou o uso indevido de um veículo oficial, à época destinado ao transporte de pacientes do Tratamento Fora de Domicílio (TFD).
Diante da gravidade das declarações, a Câmara Municipal expediu dois ofícios:
-
Ofício nº 341/2025, endereçado ao Prefeito Thiago Itamar Santos Villaça, solicitando informações sobre eventuais providências adotadas pela Administração diante dos fatos relatados, bem como sobre a existência de formalização de denúncia por parte do vice-prefeito.
-
Ofício nº 342/2025, encaminhado ao Vice-Prefeito Levi da Costa Campos, requerendo a apresentação das provas, indícios e demais elementos comprobatórios que possam embasar suas alegações, além de informações sobre eventuais medidas adotadas para apuração das irregularidades apontadas.
Os esclarecimentos e documentos solicitados deverão ser encaminhados à Casa antes da próxima reunião ordinária, agendada para o dia 4 de novembro de 2025. O objetivo do Legislativo Municipal é averiguar a existência de provas materiais, indícios e toda a documentação necessária para que seja possível apurar as graves denúncias e, a partir disso, adotar todas as medidas legais cabíveis. Ressalta-se a necessidade de que sejam fornecidos elementos mínimos que permitam a verificação dos fatos de forma justa, responsável e transparente.
A Câmara Municipal de Entre Rios de Minas reafirma seu compromisso com a verdade, a ética pública e o interesse coletivo. O Parlamento entrerriano segue atuando com independência e responsabilidade, exercendo sua função fiscalizadora para assegurar que todos os fatos sejam devidamente esclarecidos e que a população receba respostas transparentes e à altura da confiança depositada nesta Casa Legislativa.