Câmara aprova repasse de recursos para a Associação de Feirantes da Feira Livre de Entre Rios de Minas (ASFERRIOS)

por Júlia Resende, estagiária sob orientação do jornalista Eduardo Maia — publicado 03/01/2023 14h20, última modificação 03/01/2023 15h38
Repasse será feito pelo Município para custear aluguel de espaços para guarda das barracas

Foto: Divulgação Feira Livre de Entre Rios de Minas (Facebook)

Os feirantes da Feira Livre Municipal de Entre Rios foram contemplados, no último dia 26, com a sanção da Lei nº 1.956/2022, que autoriza o repasse de R$ 33.600,00 para a Associação de Feirantes da Feira Livre de Entre Rios de Minas (ASFERRIOS) em 24 parcelas mensais. De acordo com o plano de trabalho anexo ao Projeto de Lei apresentado pelo Executivo Municipal, o montante será destinado ao custeio do aluguel de espaços para a guarda das barracas durante 24 meses. A demanda da Associação surgiu da necessidade de preservar os equipamentos, permitindo a longa duração do projeto social de grande importância para o Município. Os vereadores haviam aprovado o Projeto na Reunião Ordinária realizada na Câmara Municipal no dia 20 de dezembro.

A Feira Livre foi criada no ano de 2000 pela Prefeitura Municipal, época em que Luiz Miranda de Resende era prefeito. Desde então, é realizada durante as manhãs de sábado oferecendo produtos diferenciados e produzidos em pequena escala, o que garante a particularidade de cada barraca da “feirinha”. Até 2017, era denominada “Feira dos Produtores Rurais”, mas foi expandida para “Feira Livre” no intuito de ampliar a variedade de produtos oferecidos. Já em 2021, foi fundada a ASFERRIOS. A Feira representa um patrimônio cultural da cidade, um canal de comercialização que visa valorizar os produtores rurais e oferecer aos mesmos uma alternativa econômica e social.

Durante a Reunião Ordinária de aprovação do projeto, os parlamentares registraram a satisfação em autorizar o repasse a essa importante Associação. “Hoje a gente vê uma conquista dos feirantes. A feirinha existe há anos e é um atrativo que a nossa cidade tem. Várias pessoas vêm passear aos sábados. Segundo eles, é uma iniciativa que estimula o turismo e desenvolvimento para a cidade, parabenizando o Prefeito Municipal e o Secretário de Desenvolvimento Sustentável, Gerônimo Miranda de Oliveira pela execução do repasse. O Plenário relembrou do saudoso ex-prefeito Luiz Miranda e sua participação na criação da Feira. Os vereadores explicaram ainda que o repasse já é feito à Associação e o que mudará será a forma que isso será feito de agora em diante, gerando mais autonomia à entidade para a condução de seus projetos.

A Lei entrou em vigor a partir da data de sua publicação, dia 26 de dezembro de 2022.