Projeto de sinalização das vias rurais oferecerá mais segurança e acessibilidade

por Lorena Sátiro, estagiária sob orientação do jornalista Eduardo Maia — publicado 23/02/2024 11h41, última modificação 23/02/2024 11h41
De autoria do Vereador José Resende Moura (Juquinha do Táxi), o Plano inclui a sinalização das estradas e identificação de ruas e comunidades

As vias rurais do Município de Entre Rios de Minas podem passar a receber a sinalização de trânsito e identificação. A iniciativa consta de matéria aprovada durante a 2ª Reunião Ordinária, realizada na última terça (20). No Projeto de Lei n° 53-2023, o vereador José Resende Moura (Juquinha do Táxi), busca criar as condições necessárias de localização e trafegabilidade nas comunidades rurais, de modo a garantir maior segurança e acessibilidade aos usuários e moradores. 

Durante a reunião, o vereador Juquinha defendeu a necessidade das placas de sinalização das estradas, considerando que, durante sua trajetória como taxista, têm encontrado diversas dificuldades de localização das comunidades que não possuem a sinalização. Ressaltou também que as placas já foram implantadas em mandatos anteriores, porém foram depredadas e sumiram ao longo do tempo. De acordo com o parlamentar, a cidade possui pontos turísticos e a falta de sinalização dificulta também o tráfego dos visitantes. 

O Presidente da Casa Legislativa, vereador Levi da Costa Campos, parabenizou e agradeceu ao vereador Juquinha pela apresentação do Projeto em prol das comunidades rurais. Afirmou também que é necessário uma fiscalização mais rigorosa por parte do Executivo para preservar as placas instaladas e punir aqueles que depredam o patrimônio público. Relembrou as diversas indicações que encaminhou ao Executivo informando sobre a depredação que as placas estavam sofrendo. 

Além da identificação de ruas e comunidades, o Projeto também inclui a sinalização de pontes, quebra-molas e velocidades permitidas nas vias. Ademais, autoriza a Prefeitura a estabelecer parcerias com empresas e entidades para a execução do Plano. 

No mais, também autoriza o Executivo a a celebrar parcerias e convênios com entidades públicas e/ou privadas (comércio e indústria), clubes de serviços, entidades de classe, sindicatos e associações comunitárias, para a execução da sinalização, garantindo ainda que a empresa ou entidade insira a publicidade nas placas.

O Projeto de Lei n° 53-2023 foi aprovado por unanimidade pelos vereadores e aguarda a sanção do Prefeito Municipal.