Lei que celebra parceria entre Município e APADEQ é sancionada

por Lorena Sátiro, estagiário sob orientação do jornalista Eduardo Maia — publicado 23/11/2023 13h10, última modificação 23/11/2023 13h21
A Associação receberá a quantia de R$ 50.000,00 da Administração pública para quitar pendências

Foi aprovado, durante a 19ª Reunião Ordinária, o Projeto de Lei n° 51 de 26 de outubro de 2023, de autoria do Executivo Municipal. O plano visa uma parceria entre a Administração pública e a Associação dos Parentes e Amigos dos Dependentes Químicos de Entre Rios de Minas - APADEQ. A Lei foi sancionada pelo Chefe do Executivo no último dia 16, dessa forma, a Associação irá receber uma quantia de R$ 50.000,00, proveniente da devolução de recursos da Câmara Municipal ao Executivo. 

Durante a sessão, o Presidente da Casa Legislativa, Roni Enfermeiro, agradeceu a presença da Presidente da APADEQ, Elisa Maria Evangelista Ribeiro, e a parabenizou pelo trabalho realizado na instituição. Por fim, agradeceu a parceria do Prefeito José Walter junto ao Projeto. Elisa agradeceu o empenho de todos os vereadores e falou sobre a importância do trabalho realizado pela APADEQ. Ela expôs a cultura das pessoas de não entender a dependência química como uma doença, dessa forma, a instituição tem dificuldades em receber doações. De acordo com Elisa, existem folhas de pagamento de funcionários em atraso e a subvenção da Prefeitura, prevista para o mês de maio deste ano, ainda não foi repassada. 

O vereador Rivael Nunes Machado parabenizou os provedores da APADEQ e se comprometeu a buscar emendas parlamentares para a instituição, considerando o delicado momento financeiro em que vive o Município, dificultando o compromisso entre a Administração Pública e a Associação. O vereador João Gonçalves (Joãozinho Cricri) também parabenizou o belíssimo trabalho realizado pela APADEQ e afirmou que a responsabilidade de cuidar da Associação é de todo o Poder público.

O vereador Franklin William parabenizou todos os membros que compõe a organização e destacou que eles fazem parte do terceiro setor da sociedade civil, responsável pelas ações que o Poder Público não consegue executar. Na ocasião ainda levantou a possibilidade de se avaliar, junto ao Executivo Municipal, a possibilidade de gerar empregos para as pessoas que se encontram em tratamento, considerando que elas precisam de uma chance para voltar a vida normal. O vereador José Resende (Juquinha do Táxi) também parabenizou Elisa e toda equipe por trás do Projeto e relatou conhecer pessoas que passaram por tratamento na APADEQ e que hoje vivem uma vida considerada normal na sociedade. Também destacou o seu compromisso e de todo o Legislativo em ajudar no que for necessário. 

O vereador Levi da Costa Campos parabenizou toda a equipe e afirmou que sempre acreditou no trabalho da Instituição. Também diz conhecer uma pessoa que vivia em uma situação lamentável de dependência química e, depois de passar pela APADEQ, deixou os vícios e voltou a trabalhar. O vereador Thiago Itamar (Ted) agradeceu a presença e as palavras de Elisa e parabenizou a iniciativa do Presidente da Casa em realizar a devolução do valor ao Executivo. Ted também reiterou a falta de compromisso do Chefe do Executivo ao deixar de repassar a subvenção no mês de maio, como estava previsto. Por fim, o vereador parabenizou a Loja Maçônica, que contribuiu com a criação e obras de execução da sede da Associação. 

O vereador Rodrigo de Paula (Rodrigo do Tico) parabenizou toda a equipe da APADEQ e também o Presidente da Casa. Ele comentou sobre a importância da Associação e também sobre a responsabilidade da Prefeitura Municipal em realizar o trabalho preventivo, aquele que oferta palestras nas escolas e em locais públicos para mostrar como é a vida de uma pessoa com dependências químicas. Na ocasião, também falou de um projeto, de sua autoria, que se encontra em andamento, o qual provoca o Executivo Municipal para ofertar vagas de emprego para aquelas pessoas que finalizaram o tratamento. 

Saiba sobre o Plano de Trabalho da APADEQ

De acordo com o Plano de Trabalho enviado à Casa Legislativa, a Instituição encontra-se com dificuldades financeiras, não conseguindo arcar com as despesas. O recurso destinado pelo Executivo será utilizado para quitar pendências trabalhistas dos colaboradores da Associação, bem como para a manutenção e conservação de equipamentos, bens e serviços, aquisição de produtos de higiene pessoal, materiais didáticos, despesas com saúde e alimentação em geral. 

Atualmente a Associação possui 12 internos em tratamento, sem contar com o apoio presencial que é fornecido para os familiares. A previsão de atendimento é de até 20 internos.