Câmara aprova destinação de recursos para o Asilo Dona Alzira Ribeiro; Vereadores cobram aumento do valor

por Comunicação Legislativa — publicado 03/06/2022 10h08, última modificação 03/06/2022 10h08
Recursos serão repassados em termo de fomento, autorizados pela Lei Municipal nº 1.937, de 26 de maio de 2022

Os vereadores de Entre Rios de Minas aprovaram projeto de lei de autoria do Executivo Municipal que autoriza o repasse de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) para o Asilo Dona Alzira Ribeiro. A iniciativa foi elogiada pelos vereadores, os quis também cobraram que o valor seja aumentado, uma vez que a cifra é repassada anualmente há pelo menos 10 anos, sem reajuste do valor pela inflação do período. A matéria foi aprovada na reunião de 17 de maio e se tornou Lei Municipal nº 1.937, de 26 de maio de 2022.

No plano apresentado pela entidade, a proposta é que os recursos sejam empregados para o atendimento a 29 idosos assistidos pela entidade, para a aquisição de materiais de consumo e permanentes, pagamento de funcionários e encargos trabalhistas, contas de energia, água e telefone e aquisição de materiais de construção, quando necessário. A meta é de aplicação do valor de R$ 3.125,00 mensais até o mês de dezembro.

Durante a discussão do texto, os vereadores destacaram que o valor repassado é o mesmo praticado por mandatos anteriores e que seria extremamente importante atualizar o montante, de modo que a instituição possa se manter, haja vista o alto custo dos insumos para o cuidado dos idosos. A cobrança foi feita pelos vereadores Thiago Itamar (Ted) e Rivael Nunes Machado, lembrando que o valor global do orçamento hoje é superior ao que era praticado há aproximadamente 10 anos.

Os vereadores lembraram ainda que suplementaram a dotação para subvenções sociais no orçamento de 2022 no valor de R$ 100.000,00 para a disponibilização às entidades assistenciais, de modo a aprimorar o atendimento às pessoas que necessitam do suporte. O Assessor Jurídico da Casa explicou que a Câmara não teria o poder de ampliar o valor a ser repassado pela entidade neste projeto, uma vez que o plano de trabalho foi apresentado pela entidade e somente o Executivo seria capaz de aumentar o valor, em atenção ao pedido da instituição.

Após a aprovação, a matéria foi aprovada e encaminhada para o Executivo, o qual já celebrou o termo de fomento com a entidade.

Confira o texto completo.