Câmara aprova destinação de recursos para a APADEQ

por Comunicação Legislativa — publicado 11/07/2022 10h50, última modificação 11/07/2022 10h50
Valor foi aumentado para o exercício de 2022 a partir da solicitação da entidade ao Executivo, sendo aprovado pelos vereadores

A Associação de Parentes e Amigos dos Dependentes Químicos (Apadeq) receberá a quantia de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) no ano de 2022, valor este que será repassado na forma de subvenção para a manutenção do serviço de assistência prestado pela entidade, cuja sede foi inaugurada em 2021 no Bairro Castro. O Projeto de Lei nº 31/2022 foi aprovado pelos vereadores permitindo que o Município auxilie na política pública de assistência à recuperação de dependentes do álcool e da droga. A matéria foi sancionada, tornando-se Lei.

No plano de trabalho apresentado pela entidade, reforçou-se a necessidade de manutenção do espaço, onde profissionais de atuação multidisciplinar se dedicam aos cuidados da pessoas marcadas pela dependência. A Apadeq tem a disponibilidade de atendimento de até 20 pacientes, sendo três já internados. Algumas vagas são destinadas à área social enquanto outras são destinadas ao acolhimento com os custos da família.

Fundada em 2008, a Apadeq é um sonho de pessoas da sociedade civil que se uniram de modo a constituir um espaço de acolhimento e conforto para os dependentes químicos e suas famílias, buscando, a partir de uma concepção científica e humanizada, recompor a dignidade, as condições de saúde e integridade social dos assistidos. A entidade assume fundamental importância no contexto assistencial e filantrópico de nosso município e da região de Entre Rios de Minas.