Aprovado Projeto de Lei que institui o Dia Municipal do Terço dos Homens em Entre Rios de Minas

por Júlia Resende, estagiária sob orientação do jornalista Eduardo Maia — publicado 07/06/2023 11h00, última modificação 07/06/2023 11h00
Matéria visa incentivar e valorizar o movimento católico que reúne homens em prol do bem social

A Câmara Municipal aprovou, na Reunião Ordinária da última terça-feira (06), o Projeto de Lei nº 24/2023, de autoria do Presidente Ronivon Alves de Souza (Roni Enfermeiro). A matéria institui o Dia Municipal do Terço dos Homens, a ser celebrado anualmente no dia 08 de setembro, em conformidade com a Lei Federal nº 14.558/2023.  A data foi escolhida já que o Terço dos Homens foi fundado no Brasil por Frei Peregrino no dia 8 de setembro de 1936 no povoado de Vila da Providência, hoje cidade de Itabi, estado de Sergipe. O projeto, que aguarda sanção do Executivo, visa valorizar a iniciativa e o comprometimento do Terço dos Homens, além de ser um incentivo para que a tradição se mantenha.

Em Entre Rios de Minas, o Terço dos Homens foi fundado no dia 25 de agosto de 2010, quando a convite do bispo Dom José Belvino do Nascimento, os integrantes do Terço dos Homens de Divinópolis vieram apresentar à comunidade a forma como era rezado. No primeiro encontro marcado, havia 58 homens presentes. Com o passar do tempo, o evento alcançou a marca de mais de 600 participantes nas reuniões semanais, realizadas toda quarta-feira às 20:00h, na Igreja Matriz.

Assim como os homens do Terço de Divinópolis, o Terço dos Homens de Entre Rios levou o movimento para diversas comunidades rurais e para outras cidades vizinhas, como São Brás do Suaçuí, Jeceaba, Desterro de Entre Rios e Lagoa Dourada. Ademais, foi o Terço de Entre Rios de Minas que organizou o Primeiro Encontro Regional com a presença de centenas de homens de diversas cidades. Os integrantes do movimento também participam, anualmente, do Encontro Nacional do Terço dos Homens, realizado em Aparecida do Norte/SP.

Durante a Reunião de aprovação, os representantes do Terço dos Homens de Entre Rios estavam presentes e foram convidados a falarem sobre a celebração. "Só acrescentar que nós também participamos do movimento social. Uma vez por mês nós fazemos a coleta de um quilo de alimento das pessoas que podem participar voluntariamente. Gostaria de parabenizar pela iniciativa de criar o dia do terço dos homens, que é um movimento que tem trazido muitas pessoas que não estavam participando da Igreja e que hoje estão participando", afirmou o membro José Geraldo Morais de Aguiar.

Roni Enfermeiro completou que a função social exercida por eles é um dos principais motivos dessa casa, em nome de todos os vereadores, estarem votando esse projeto. "Eu acho que essa função é primordial para aqueles que acreditam na fé. Acho que ajudar o próximo é nossa principal missão", afirmou o Presidente da Casa. O Plenário parabenizou o vereador pela iniciativa e ao final, todos aplaudiram de pé a aprovação do projeto.