Craques da matemática e servidor recém aposentado do Ministério Público receberão a Moção de Aplauso

por Julia Resende, estagiária sob supervisão do jornalista Eduardo Maia. — publicado 09/03/2023 13h20, última modificação 09/03/2023 14h19
Homenagem foi aprovada pelos vereadores através dos Requerimentos de nº 08 e 10/2023

Foi aprovado, durante a duas últimas reuniões ordinárias, os requerimentos que conferem a Moção de Aplauso a entrerrianos que se destacaram no desempenho de suas atividades durante os últimos meses, honrando o nome de Entre Rios de Minas.

Os documentos de nº 08 e 16/2023, de autoria do vereador Franklin William, atribuem a Moção aos alunos que conquistaram a medalha de bronze na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), Luiz Francisco Vasconcelos Morais, Mateus  Henrique da Costa Resende e Raul Sousa Leite Resende.

Já o Requerimento de nº 10/2023, de autoria do vereador Thiago Itamar (Ted), homenageia o servidor público e ex-Vereador Daniel Antonio Vieira, em razão de sua aposentadoria no Ministério Público após 38 anos de serviços prestados ao Estado de Minas Gerais, sendo 32 anos no referido órgão.

Em relação à OBMEP, esta é realizada anualmente em todo o Brasil, sendoaplicada aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A prova é diferente para cada faixa de conhecimento em conformidade com a grade da disciplina planejada para cada faixa etária, sendo dividida em níveis. A aplicação é feita em duas etapas: a primeira fase é aplicada a todos os alunos da rede pública e os melhores classificados são convocados para a segunda fase. As premiações são concedidas aos melhores colocados na prova da segunda fase. Em 2022, a Olimpíada ainda contou com a 1º edição da Olímpiada Mirim, destinada aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Luiz e Raul são alunos da Escola Estadual "Ribeiro de Oliveira", enquanto Mateus estuda na Escola Estadual Expedicionário Geraldo Baêta. Os três ficaram entre os 1.072 brasileiros que conquistaram a medalha de bronze na premiação nacional.

Por sua vez, Daniel sempre cumpriu seu papel com êxito. Além dos cargos servindo ao Estado e ao Ministério Público, foi vereador do município na legislatura de 2017 a 2020.

As moções serão entregues em cerimônia específica a ser realizada na Câmara, agendada para data oportuna.