Acessibilidade: calçadas da Câmara Municipal são adaptadas para acesso de cadeirantes

por Júlia Resende, estagiária sob orientação do jornalista Eduardo Maia — publicado 05/09/2022 12h05, última modificação 05/09/2022 18h26
O assunto foi pautado na Semana da Pessoa com Deficiência promovida pela APAE em agosto desse ano

Diante das sugestões apresentadas para se garantir a inclusão das pessoas com deficiência nos dois dias de discussão da Semana da Pessoa com Deficiência, o acesso aos passeios em frente à Câmara foi adaptado pelos servidores da Prefeitura Muncipal. As faixas de pedestres não possuíam rampas que possibilitassem o acesso à cadeirantes, recebendo as devidas adequações.

Um dos cidadãos entrerrianos presentes nas reuniões, Ciésio Júnior chamou a atenção para o fato. "Sobre a acessibilidade em Entre Rios, fala-se muito das calçadas. É impossível subir nas calçadas com a cadeira de rodas. Tem obras que foram feitas recentemente que não tiveram nenhuma acessibilidade. Como exemplo básico, as faixas de pedestre aqui de fora da Câmara. Não elevaram, não tem como atravessar. O município tem que ser acessível, tem que ser inclusivo", ressaltou.

Os vereadores demonstraram apoio e compartilharam a preocupação. Joãozinho Cricri enviou uma indicação ao Executivo Municipal solicitando a manutenção das faixas a fim de torná-las acessíveis.

Imediatamente, o Poder Executivo Municipal tomou as devidas providências e as rampas foram construídas ao longo da última semana, conforme fotos.

A Câmara Municipal acredita que a acessibilidade é o caminho para a inclusão de todos e superação de barreiras das pessoas com deficiência,  como bem lembrado na Semana da Pessoa com Deficiência. Na oportunidade, agradece ao atleta competidor de esgrima, Ciesio Júnior pela defesa dos direitos da Pessoa com Deficiência e por contribuir com a nossa cidade.