União de forças garantirá castração de cães e gatos em Entre Rios

por adm publicado 23/04/2017 21h00, última modificação 19/08/2017 11h34

Após o empenho do Movimento Despertar, grupo que atua em defesa da causa animal, junto à ONG Ajuda, de Juiz de Fora, o Castramóvel do Governo de Minas estará na região nos dias 17 e 18 de maio, realizando as ações de castração de cães e gatos em Entre Rios de Minas, São Brás do Suaçuí e Jeceaba. Ao todo, serão 100 animais castrados.

A Secretaria de Saúde realizará o cadastro nos dias 5 e 6 de maio, recolhendo o nome e o endereços de famílias interessadas na castração, além dos locais de risco onde existem animais abandonados. A prioridade será para animais de rua e, não havendo o preenchimento de todas as vagas, o programa será aberto para famílias de baixa renda e da zona rural.

O horário para o cadastro vai de 8 às 12h e das 13 às 16h, na Praça Getúlio Vargas, nº 28, no Centro de Entre Rios de Minas. É preciso que o tutor do animal apresente do RG e o CPF. Ao todo, serão 100 animais cadastrados, sendo 50 fêmeas caninas, 30 caninos machos e 20 felinos. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3751-1815.

A iniciativa de se castrar os animais de rua surge como uma solução encontrada pelos movimentos de proteção animal para a grande procriação de cães e gatos, resultando em abandono e maus tratos nas ruas do município. A ação conjunta entre os municípios de Entre Rios, Jeceaba e São Brás se consolidou por meio do trabalho do movimento junto aos vereadores Karina Vasconcelos, João Batista Vieira Júnior e Neiva Maria.

Na reunião ordinária do dia 6 de abril, a integrante do movimento Despertar, Anne Assis, usou a tribuna livre para manifestar a preocupação em relação ao atendimento da demanda da ONG junto ao Município. "Não acreditamos que o simples recolhimento de animais das ruas vá resolver o problema do abandono em nosso município. Nós acreditamos em uma política de controle de zoonoses, com castração e profissionais qualificados para atuarem para garantir condições dignas também para os animais", disse.

A vereadora Karina Vasconcelos (PTB) atuou na intermediação entre a ONG e o prefeito José Walter (PSB), pedindo a sensibilidade para reconhecer a importância da ação do movimento Despertar na tentativa de solucionar o problema. "Não podemos deixar passar uma oportunidade como esta, que irá favorecer e muito o controle de animais nas vias de nossa cidade, sem maus tratos e sem criar uma política agressiva de recolhimento", ressaltou.

Atendendo ao pedido da ONG, o presidente Franklin William (PSDB) também encaminhou um pedido ao Executivo, por meio de um ofício, solicitando a resposta. A Prefeitura já garantiu que a ação do Castramóvel está garantida, sendo finalizado o processo de licitação para garantir a estadia dos profissionais que irão trabalhar nos dias determinados.