Compromisso e participação: os 100 dias da nova legislatura

por Eduardo Maia — publicado 09/04/2017 21h00, última modificação 14/08/2017 10h47

A mudança da legislatura da Câmara Municipal de Entre Rios de Minas trouxe grandes ganhos para o legislativo na cidade. Nos cem primeiros dias de 2017, diferentes problemas da cidade já pautaram as discussões nas reuniões ordinárias e de outros encontros convocados pela Presidência da Casa, em busca de soluções conjuntas. Além disso, mantém-se firme o compromisso dos vereadores com a devida utilização do dinheiro público e a transparência nas ações da Casa.

Neste período, já foram feitas aproximadamente 100 indicações por parte dos vereadores, a fim de contribuir com o trabalho do Executivo. Os parlamentares têm atuado na fiscalização dos problemas de nossa cidade, principalmente na questão da infraestrutura, indicando a reforma de estradas, calçamentos de ruas, implantação de passagens elevadas, mata-burros, capinas e roçadas, além de criação de campanhas de cunho educativo para a devida orientação à população em relação ao trânsito e outros temas.

Além disso, o período foi muito fértil em relação aos projetos de leis aprovados no plenário, que já permitem mais rigor em nossa cidade. “Já tivemos a sanção um projeto de lei para retirar veículos abandonados das ruas, aprovamos iniciativas como o Wi-Fi gratuito na praça da Matriz, a divulgação dos nomes de médicos nos plantões do SUS, e também a troca do consórcio da iluminação pública da cidade. Temos a preocupação com o funcionalismo público, com o transporte escolar e também buscamos homenagear pessoas ilustres de nossa comunidade com nomes de rua”, afirma o presidente Franklin William.

Tratando como uma das bandeiras de maior destaque da nova legislatura, a questão da segurança no município tem sido uma prioridade dos novos vereadores, que buscam apoio para agir de forma conjunta na cidade, em parceria com o Executivo, a PM, o Conselho Tutelar, o MP e o Judiciário. Em outros momentos, também já foram pedidos esclarecimentos ao Executivo sobre a obra da rodoviária, que se encontra parada desde 2012. Outro tema que já pautou as reuniões foi a questão das filas extensas nas agências bancárias, cobrando aos gerentes uma postura em relação ao atendimento no Banco do Brasil, desafogando a Casa Lotérica e os Correios.

“Temos uma grande preocupação com o bem-estar da nossa população. Tanto na área da Educação, da Saúde, da Segurança Pública e também na qualidade de vida dos entrerrianos. Somos obrigados a zelar pelo bem público e transmitir confiança ao nosso povo, principalmente pelos tantos desafios que as crises política e econômica nos impõem hoje”, avalia Franklin.

Integram a legislatura 2017-2020 os vereadores Anésio Costa (SD), Antônio Bituri (PV), Cláudio Reis (PSDB), Daniel Vieira (PSB), Fernando Enfermeiro (PTB), Franklin William (PSDB), Karina Vasconcelos (PTB), Levi da Costa Campos (PMDB) e Roni Enfermeiro (PMDB).

Novo prédio

Cumprindo o compromisso firmado pelos presidentes de legislaturas anteriores com o povo de Entre Rios, Franklin assinou, no dia 31 de março, a portaria que autoriza a retomada das obras do novo prédio da Câmara Municipal, localizado na esquina da Avenida Dr. José Gonçalves da Cunha com a Rua Comendador Pena. Foi autorizado o pagamento de R$ 60 mil, que serão destinados aos serviços que ainda necessitam ser executados e outros que já haviam sido realizados pela Construtora responsável. Os pedreiros reiniciaram a construção no dia 3 de abril.

“Nossa expectativa é de inaugurarmos o prédio ainda este ano, colocando mais um equipamento público à disposição de nossa população, com um plenário mais espaçoso, acessível a pessoas com deficiência e idosos, além de novos serviços que a Câmara pretende implantar. Temos muito ainda a fazer, mas temos certeza que estamos no caminho certo”, conclui Franklin.