Câmara presta homenagem ao ex-vereador Sebastião Ferreira de Azevedo, o Tião Azevedo

por adm publicado 23/06/2017 21h00, última modificação 19/08/2017 15h59

Prestes a completar 100 anos de idade, no dia 20 de julho, o ex-vereador Sebastião Ferreira de Azevedo, o Tião Azevedo, foi homenageado pelos vereadores na última quinta-feira (22). Ele foi agraciado com uma moção de aplauso concedida após um requerimento assinado pelo vereador Roni Enfermeiro (PMDB), aprovado em reunião no fim de maio.

A solenidade foi marcada pela presença de sua família, a qual acompanhou de perto da trajetória do fabricante de violões e cavaquinhos, tendo se destacado pela qualidade dos instrumentos musicais que produzia.

Sebastião Azevedo nasceu em 20 de julho de 1917. Filho de agricultores, chegou a morar no Matatu, no Sapé e no Gambá de baixo, trabalhando na lavoura desde os 8 anos de idade. Casou-se com a Sra. Albertina Maria de Oliveira em 1955, com quem teve 8 filhos, 18 netos e 10 bisnetos.

Antes disso, em meados da década de 1940, resolveu juntar tábuas de caixote de bacalhau com a ideia de produzir um violão. Apesar das dificuldades da época, conseguiu, com a ajuda de um amigo, criar o primeiro instrumento, o qual foi considerado "uma joia". Posteriormente, passou a fabricar violões e cavaquinhos para as folias de reis e até os 94 anos ainda fazia o conserto e reparo de instrumentos.

"Colocava sua alma na arte dos instrumentos que, artesanalmente, foram por ele criados e fabricados. O ofício ele aprendeu com os mestres que lhe ensinaram a trabalhar, burilar e lapidar a madeira, para o advento do som: o espírito vegetal e a discrepância que há entre o som e a música. Profissão bela e abençoada", diz o texto lido em plenário pelo vereador, elaborado junto ao neto do homenageado, Fernando Azevedo.

Sebastião Azevedo foi vereador de Entre Rios de Minas por dois mandatos, nas gestões dos ex-prefeitos Arquimedes e Dr. Cunha. Também atuou como fiscal de obras da Prefeitura Municipal.

O autor do requerimento, vereador Roni Enfermeiro, destacou a importância de se valorizar a trajetória do Sr. Tião Azevedo, enaltecendo o trabalho desenvolvido por ele no ofício de luthier e também na função de legislador no Município, atuando em favor do povo de Entre Rios de Minas. Os demais vereadores parabenizaram o homenageado pelos 100 anos, destacando os feitos do ex-vereador e a sua importância para a história da cidade.