Câmara marca presença na entrega da Fazenda Paraopeba

por adm publicado 28/07/2017 21h00, última modificação 04/09/2017 09h35

Importante marco para a história de Minas Gerais, a Fazenda Paraopeba, localizada na MG-383, município de Conselheiro Lafaiete, foi entregue nesta sexta-feira (28), após a conclusão das obras de restauração.

A cerimônia ocorreu durante a Assembleia Ordinária da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba (Amalpa), reunindo prefeitos e vereadores de toda a região, além de representantes do Ministério Público, da empresa Ferrous e do Governo de Minas. Participaram do evento o presidente Franklin William e os vereadores Roni Enfermeiro e Levi da Costa Campos. O prefeito José Walter também compôs o grupo, representando a cidade de Entre Rios de Minas.

Datado do século XVIII, o imóvel é apontado em alguns escritos como de propriedade do inconfidente Alvarenga Peixoto, sendo inclusive mencionado nas consagradas "Cartas Chilenas", conjunto de poemas do inconfidente Tomás Antônio Gonzaga.

Após se encontrar em grave estado de deterioração, uma parceria firmada entre o Ministério Público e a empresa Ferrous Resources possibilitou a sua restauração. O equipamento deverá ser destinado a atividades de cunho educativo, cultural e turístico, sob responsabilidade da Prefeitura de Conselheiro Lafaiete.

registrado em: ,